Do outro lado do mundo já é dia 21 e o mundo não acabou!

Já dá pra olhar pra cima e dizer: os maiais erraram

  • Redacao

Tem muita gente esperando sexta-feira para olhar para o céu e dizer: "os maias erraram o mundo não acabou". Mas, não é necessário tanto espera, quem quiser já pode gritar que mais uma profecia foi por água baixo, isso porque hoje já é dia 21 do outro lado do mundo, quer dizer que já tem japonês comemorando!

Os maias eram fascinados pelas estrelas. Sem telescópios, sustentavam os estudos em observações a olho nu. Mesmo assim, obtiveram desempenho notável em descrever as posições do Sol, da Lua, de Marte e Vênus. Tanto é que o propalado calendário maia - na verdade, uma conjunção de calendários diferentes, interligados e cíclicos - é muito preciso, embora não se contasse com instrumentos científicos utilizados hoje.

Um ciclo termina na sexta-feira, e outro começa imediatamente. “O tempo para eles era cíclico, portanto nada mais natural do que acabar um e começar outros", explica o historiador Vinícius de Lima Borba. "A crença ainda via essa troca de calendário como uma troca de 'humanidade' - daí dizer que a nossa vai acabar para começar outra".

Outra origem da preocupação é por causa do filme de Roland Emmerich, que coloca o tempo do fim em 21 de dezembro de “2012” (nome do filme). O enredo da ficção,  também baseada no calendário Maia, sugere  que um planeta de nome fictício (Nibiru) “entrará em choque com a Terra”. Mas, pra quem acredita que os Maias não contaram com as 24 horas a mais do outro lado do planeta, tem ainda um dia todo para aproveitar!