Duas pessoas caem de avião ao tentar fugir de Cabul com a chegada do Talibã

Duas pessoas caíram de um avião militar americano que decolara nesta segunda-feira (16/8) do aeroporto de Cabul (Afeganistão) em tentativa desesperada de fugir do país após a chegada do Talibã à capital, de acordo com vídeos divulgados nas redes sociais. Um tumulto no terminal superlotado causou a morte de ao menos cinco pessoas.
Em cenas caóticas que ecoam a queda de Saigon no final da guerra do Vietnã, homens, mulheres e crianças foram filmados tentando entrar em aviões depois que o Talibã invadiu a capital e tomou o palácio presidencial. Aeronaves dos EUA foram enviadas a Cabul para retirar americanos da cidade.
Segundo o "Sun", as duas pessoas caíram de um avião de transporte C-17, da Força Aérea dos EUA, de uma altura de centenas de metros. Eles teriam se agarrado ao trem de pouso ou à fuselagem na lateral da aeronave, de acordo com imagens divulgadas amplamente nas redes sociais.
Imagens mostram afegãos correndo ao lado do transporte do C-17 enquanto ele se prepara para decolar com cerca de uma dúzia segurando o compartimento das rodas.
Pessoas desesperadas também foram filmadas tentando subir uma escada para entrar em um avião, enquanto outras eram vistas sendo puxadas para bordo de outra aeronave.
BREAKING; Footage shows 2 people falling off of a C17 -based on what we know, they were 2 young men attempting to hold onto the C17’s wheels- in attempt to flee Afghanistan with the Americans. 1 of the men fell onto the roof of a random house, 📸 below pic.twitter.com/6SuJ6rjvq6
— ASB News / MILITARY〽️ (@ASBMilitary) August 16, 2021