Holandês é acusado de manter seus filhos em cativeiro por quase uma década

  • Extra/Globo
Investigadores ingressam na fazenda onde Van Dorsten manteve seis de seus filhos reféns - Foto: Youtube / Reprodução
Investigadores ingressam na fazenda onde Van Dorsten manteve seis de seus filhos reféns - Foto: Youtube / Reprodução

Um homem holandês enfrenta acusações de abuso sexual após manter seis de seus nove filhos em cativeiro por quase uma década, segundo a Procuradoria da Holanda. Gerrit-Jan van Dorsten, de 67 anos, dizia para seus filhos que "espíritos ruins" entrariam em seus corpos se eles falassem com estranhos.

Van Dorsten e cinco de seus filhos, já adultos, foram encontrados em uma fazenda em Ruinerworld, no norte da Holanda, após um sexto irmão conseguir escapar. O jovem ingressou em um bar local, cujos frequentadores alertaram a polícia.

Van Dorsten é acusado de abuso infantil, lavagem de dinheiro, além de manter seus filhos em cativeiro. Ele disse para as crianças que a morte de sua mãe, em 2004, era culpa deles por terem tido contato com o mundo exterior.

Para justificar atos de abuso sexual, Van Dorsten dizia para as crianças que o espírito de sua mãe ou de "outra mulher espiritual" havia entrado em seus corpos.

Entre 2007 e o ano passado, quando o caso veio à tona, Van Dorsten também limitou o acesso de seus filhos à comida, bebidas e tratamento médico. Os seis caçulas nunca foram frequentaram a escola ou foram registrados, como a lei holandesa obriga. As alegações de abuso foram reiteradas por vários diários mantidos por Van Dorsten ao longo dos anos.

— As punições consistiam em espancamentos, às vezes com pedaços de madeira ou outros objetos, puxões de cabelo e, às vezes, forçá-las a sentar em uma banheira gelada por horas. Às vezes, elas eram asfixiadas a ponto de perderem a consciência — disse a procuradora Diana Roggen.

As seis crianças mais novas foram mantidas em reclusão desde o nascimento e separadas de seus irmãos mais velhos. Uma das filhas, de 15 anos, foi enviada para outra cidade enquanto seu irmão, de 12 anos, foi forçado a morar sozinho em um trailer.

Os três filhos mais velhos haviam saído de casa antes da reclusão começar, mas dois deles vieram a público com acusações de abuso sexual contra o pai, que ocorreram quando eram adolescentes. Eles dizem defender as acusações criminais contra Van Dorsten, enquanto os cinco filhos as rejeitam.

Segundo os promotores, os caçulas passam por acompanhamento psicológico e estão vem, na medida do possível. Todos eles já têm mais de 18 anos.

Van Dorsten sofreu um derrame cerebral em 2018 que o incapacitou de falar — por isso, não teve condições de participar da pré-audiência que aconteceu na cidade de Assen. Seus filhos acompanharam os procedimentos remotamente, mas poderão depor em etapas posteriores.

Um segundo suspeito, Josef Brunner, foi acusado de colocar em risco o bem-estar de outras pessoas e de auxiliar Van Dorsten a manter seus filhos em cativeiro. O austríaco, que pagava pelo aluguel da fazenda onde os reféns eram mantidos, nega sua participação e diz que é alvo de uma "caça às bruxas".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.