Mandela recebe visitas de parentes e amigos, enquanto simpatizantes prestam homenagens

Hospitalizado desde o dia 8 devido a uma infecção pulmonar, Mandela está no Mediclinc Heart Hospital, em Pretória

  • Agência Brasil

Internado há três semanas em estado grave, mas estável, o ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela recebeu hoje (28) visitas de parentes e amigos. Nas ruas, um número cada vez maior de manifestantes se unem para cantar e fazer orações por Mandela. Chamado de Madiba (cujo significado é O Conciliador), o ex-presidente é considerado um ícone da liberdade por sua atuação pelo fim doapartheid (regime de segregação racial) no país. 

Hospitalizado desde o dia 8 devido a uma infecção pulmonar, Mandela está no Mediclinc Heart Hospital, em Pretória. Em frente ao hospital, os manifestantes se aglomeram em meio às baixas temperaturas que atingem a cidade. Nos muros que cercam a instituição, eles colocam cartões e mensagens. Policiais cercam o local.

Nos arredores do hospital, há velas e flores espalhadas. Situação semelhante se repete em frente à casa de Mandela, no bairro de Houghton, em Joanesburgo. A expectativa é que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegue hoje a Pretória. Ontem (27), Obama se referiu a Mandela como "um herói do mundo".

De acordo com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, Mandela registrou melhoras ontem, mas ainda permanecia em estado crítico embora estável.