Menino tem doença rara que o faz "envelhecer antes da hora"

  • Revista Crescer/Globo
Enzo, de 6 anos, tem uma condição genética rara que o faz envelhecer antes da hora (Foto: Reprodução/Team Enzo Progeria)
Enzo, de 6 anos, tem uma condição genética rara que o faz envelhecer antes da hora (Foto: Reprodução/Team Enzo Progeria)

Em 12 de junho de 2014, Catherina Llontop ouviu a palavra "progéria" pela primeira vez. Desde então, sua vida nunca mais foi a mesma. Isso porque seu filho Enzo, na época com 2 anos, foi diagnosticado com a doença. "Nós sempre soubemos que o Enzo era especial, mas nunca imaginamos que ele fosse 1 em 18 milhões", explica a mãe.

Progéria é uma condição genética rara conhecida por deixar as crianças com a aparência envelhecida. Embora nasçam aparentemente saudáveis, a maioria dos bebês diagnosticados começa a exibir os sintomas da doença perto dos 2 anos de idade, como aconteceu com Enzo. Os sinais mais comuns são perda de gordura corporal e de cabelos, além de rigidez das articulações. Com o passar do tempo, problemas como osteoporose e disfunções cardiovasculares também surgem. Segundo a Progeria Research Foundation, atualmente cerca de 400 crianças apresentam essa condição genética no mundo.

Apesar de o diagnóstico ter demorado dois anos para ser feito, a história de Enzo com a doença começou pouco depois do seu nascimento, em 2011. Com apenas oito semanas de vida, ele teve uma rápida perda de peso, aparentemente sem explicação. O quadro preocupou os médicos de Adelaide, na Austrália, que por mais de um ano investigaram as causas do problema até, finalmente, chegar ao diagnóstico de progéria. 

A doença ainda não tem cura, mas já existem tratamentos para desacelerar o aparecimento dos sintomas. Foi em busca de alívio para o problema de Enzo que seus pais foram procurar ajuda nos Estados Unidos, em uma das únicas associações que desenvolve estudos sobre a condição genética. 

A Progeria Research Foundation nasceu da iniciativa dos médicos Leslei Gordon e Scott Berns, pais de Sam, um menino que em 1998 também foi diagnosticado com progéria. Em menos de 4 anos, eles arrecadaram US$ 1,25 milhões de dólares e ajudaram a desenvolver o primeiro tratamento para a doença na história da medicina. O caso do menino ficou conhecido em todo o mundo depois da estreia do documentário A vida de acordo com Sam, produzido pela HBO.

Atualmente, os pais de Enzo fazem uma campanha para arrecadar fundos e bancar a viagem do menino para Boston, nos Estados Unidos, onde são feitos os procedimentos. As doações podem ser feitas pelo site do projeto Team Enzo.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.