Morre famoso gato Bob, que inspirou livros e filme por mudar a vida de um viciado em drogas

  • Extra/Globo
Gato Bob, que insipirou livros e filmes, morreu aos 14 anos - Foto: Reprodução / Facebook
Gato Bob, que insipirou livros e filmes, morreu aos 14 anos - Foto: Reprodução / Facebook

Famoso mundialmente por ajudar o seu dono a lutar contra as drogas, o gato Bob morreu na segunda-feira, dia 15, na Inglaterra. O animal tinha 14 anos e ficou conhecido pelo seu pelo dourado, por usar um cachecol de lã e pelo papel que teve na vida do inglês James Bowen. A ligação entre o Bob e James inspirou vários livros e um filme.

Bowen escreveu um comunicado pelas redes sociais e agradeceu novamente pelo amigo ter salvado a sua vida.

“O Bob salvou a minha vida. É tão simples como isso. Deu-me muito mais do que companheirismo. Com ele ao meu lado, encontrei o meu Norte e o propósito que me faltava. O sucesso que alcançamos juntos através dos nossos livros e filmes foi milagroso. Ele conheceu milhares de pessoas, tocou milhões de vidas. Nunca houve um gato como ele. E nunca haverá. Sinto que a luz da minha vida se apagou. Nunca vou esquecê-lo”, disse.

Tudo começou em 2007, quando Bowen, de 28 anos, era um sem-teto e viciado em drogas nas ruas de Londres. Em um dos vários passeios pela capital britânica, viu um gato bebê que, como ele, andava sozinho e o adotou. O animal passou a viver sobre o ombro do novo amigo e os dois se tornaram uma dupla inseparável.

Cinco anos depois, a biografia "Um Gato de Rua Chamado Bob", sobre a amizade entre James e o gato, foi lançada na Inglaterra. Logo depois, mais três livros foram escritos: "O Mundo Segundo Bob", "Um Presente de Bob" e "O que Aprendi com Bob". Ao todo, mias mais de 8 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo.

O best-seller também inspirou o filme homônimo ao livro, em 2016, dirigido por Roger Spottiswoode e protagonizado por Luke Treadaway. O longa até venceu o prêmio de "Melhor Filme Britânico de 2017".

Vaquinha para estátua

No mesmo dia da morte de Bob, seu dono organizou uma vaquinha online para arrecadar fundos e manter o legado do gato. Na mensagem deixada aos fãs, Bowen afirmou que iniciou a campanha pensando também em fazer uma estátua permanente para homenagear o animal. O valor estipulado na vaquinha é 50 mil libras. Em apenas dois dias ele já arrecadou mais de 18 mil libras.

"Não tenho muita certeza do que mais dizer aqui, exceto que, se você o conhece, sabe do que isso serve e espero que ajude a manter a luz da alma dele para brilhar sobre todos nós mais uma noite nesses dias sombrios. Com os fundos arrecadados, pretendo tentar obter espaço público para a estátua e também pagar por quaisquer custos incorridos pelo Bobs Funeral", afirmou.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.