Mulher mais alta do mundo bate mais três marcas no Guinness

  • Extra/Page Not Found
Foto: Divulgação/Guinness World Records
Foto: Divulgação/Guinness World Records

Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo, de acordo com o Livro Guinness dos Recordes. A turca mede 2,15 metros. Ela sofre da síndrome de Weaver, uma condição rara que acelera o crescimento.

Vítima de preconceito, Rumeysa já afirmou que o recorde tem sido motivo de orgulho, pois faz com que ela se sinta especial.

Agora, a turca terá mais três motivos para se sentir especial. O Guinness assegurou a Rumeysa um trio de novos recordes.

Além de ser a mulher mais alta do planeta, ela também tem o dedo mais longo em uma mulher viva, com 11,2cm, as costas mais longas de uma mulher viva, com 59.9cm, e também é a dona das maiores mãos entre as mulheres: a direita mede 24,93cm e a esquerda, 24,26cm.

Aos 18 anos, Rumeysa detinha o recorde de adolescente mais alta do mundo.

A estatura extraordinária de Rumeysa é causada por uma mutação genética muito rara. Apenas 50 casos como o dela foram relatados na literatura médica.

A síndrome de Weaver é um distúrbio multissistêmico caracterizado por estatura alta, uma aparência facial típica com hipertelorismo ocular (o aumento da distância entre as pupilas), orelhas grandes e carnudas e retrognatismo do queixo (posicionamento atípico da mandíbula, que dá a impressão de a pessoa ter um queixo pequeno) ou sobremordida.

A condição também acarreta graves deficiências físicas, como escoliose, falta de músculos e problemas de equilíbrio.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.