Rato vira iguaria apreciada em região da Índia

  • Page Not Found/Extra
Rato na Índia (imagem meramente ilustrativa) Foto: Reuters
Rato na Índia (imagem meramente ilustrativa) Foto: Reuters

Motivo de nojo - e fobia - para muita gente, o rato é considerado uma iguaria no nordeste da Índia. No povoado de Kumarikata, no estado de Assam, os roedores são disputados avidamente nos mercados de carnes e são mais apreciados que frango e porco. O quilo de "mickey" sai por cerca de R$ 11, o mesmo valor pago pelos concorrentes proteicos.

Os ratos (sem pelos) são levados ao fogo em uma panela com especiarias, como o tradicional curry, ou assados no forno. Tudo começou quando agricultores passaram a caçar ratos para proteger os arrozais da região, que fica próxima ao Butão. Mas o que fazer com tantos roedores abatidos? Bastou alguém sugerir que eles poderiam acabar num prato que a ideia pegou.

O banquete está assegurado o ano inteiro, já que, mesmo com a caça, a população de ratos não para de crescer. Algumas ratazanas pesam mais de um quilo.

"Colocamos armadilhas nos arrozais porque os ratos comem o arroz", disse à AFP Samba Soren, agricultor que passou a vender roedores para complementar a sua renda.

Muitos comerciantes chegam a obter 20 quilos de carne de rato por noite.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.