Síndrome produz quadro raríssimo, e paciente desenvolve 'cílios' nas gengivas

  • Page Not Found/Extra
'Cílios' crescem nas gengivas de paciente na Itália (Foto: Reprodução/Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology)
'Cílios' crescem nas gengivas de paciente na Itália (Foto: Reprodução/Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology)

Uma condição rara faz com que uma paciente na Itália desenvolva o crescimento de pelos parecidos com cílios nas gengivas, de acordo com relato publicado na revista médica "Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology".

A mulher notou o surgimento dos cílios em 2009, quando ela tinha 19 anos. Inicialmente, a italiana foi diagnosticada com síndrome do ovário policístico. A paciente foi submetida a cirurgia na boca e a tratamento com anticoncepcionais.

Porém, seis anos depois, os "cílios" voltaram a crescer nas gengivas da mulher, após ela interromper a medicação.

O crescimento exagerado de pelos - especialmente no rosto, no peito, nas costas e nas nádegas - é comum em quadros de síndrome do ovário policístico. Porém a ocorrência em gengivas é raramente vista.

"A ocorrência de pelos na cavidade oral é extremamente rara. A literatura médica registra apenas cinco casos. Na maior parte, de apenas um pelo em vários locais da cavidade oral", disse Felice Femiano, autor do relato.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.