Delegacia Virtual contabiliza mais de 30 mil registros de boletins de ocorrência durante 2012

Extravios somam os maiores índices dos registros de boletins de ocorrências

A Delegacia Virtual (Devir) é uma ferramenta que a Polícia Civil colocou à disposição dos cidadãos para que o registro de boletim de ocorrência possa ser feito através da internet. De acordo com o levantamento anual divulgado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), durante os meses de janeiro a dezembro de 2012 foram feitos 30.673 boletins de ocorrências on-line.

Os extravios somam os maiores índices dos registros de boletins de ocorrências. Durante todo ano de 2012 foram contabilizados 28.942 extravios, uma média mensal de 2.412 registros, ficando superior aos dados coletados em 2011, quando a média mensal foi de 1.681 boletins de ocorrências.

Os registros de furtos simples apresentaram pouca oscilação durante os meses, somando uma média de 140 registros mensalmente. O mês que apresentou os maiores números foi dezembro que contabilizou 180 registros de furtos simples.

Além do registro de ocorrências de extravio e furto simples, outro serviço bastante procurado através do site são as denúncias. No ano passado foram registradas três denúncias contra a mulher e uma contra o menor. Cinco pontos de vendas de entorpecentes foram denunciados, cinco crimes ambientais foram apontados e outras seis denúncias de perturbação foram registradas pela Devir.

De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul, Reginaldo do Nascimento, o portal de denúncias da Delegacia Virtual deve ser utilizado para informar a polícia sobre algum fato delituoso ou informações que ajudem nas investigações, elucidação de crimes ou até mesmo para que a autoridade policial possa tomar ciência de fatos e determinar providências. “Muitas denúncias são recusadas em razão dos usuários acreditarem que a opção denúncias é para o registro de boletins. É importante deixar claro que não se registra boletim de ocorrência através do portal de denúncias da Devir”, explicou o investigador de polícia.
 
Comparativo

Os boletins de ocorrências registrados pela Polícia Civil no ano de 2012 somaram 219.771 ocorrências, deste total 13,96%, ou seja, 30.673 boletins foram registrados através da Delegacia Virtual. No ano de 2011 os números foram menores e a Polícia Civil notificou 212.506 registros de boletins de ocorrências, que representam 10,12% dos registros realizados por meio da ferramenta on-line. No comparativo os atendimentos realizados através da Delegacia Virtual aumentaram 42,59% de 2011 para 2012.

Dezembro

Segundo o balanço das atividades da Delegacia Virtual no mês de dezembro de 2012 foram contabilizados 2.666 registros de boletins de ocorrências on-line, sendo 2.474 casos de extravios, 180 casos de furtos simples e 12 desaparecimentos. Na Devir é possível informar à polícia sobre furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas – mesmo procedimento também disponível nas delegacias convencionais.

O atendimento da Delegacia Virtual abrange todo Estado e é feito 24 horas todos os dias da semana. Existem também um ponto de atendimento da Delegacia Virtual localizado na rua Padre João Crippa, 1581. As pessoas podem acessar a Delegacia Virtual e realizar o boletim de ocorrência online, se preferir no site www.devir.pc.ms.gov.br/dv.