Governador anuncia concurso público para reforço de pessoal de segurança na fronteira

Governador ainda elencou uma série de materiais e sistemas que deverão ser implantados e adquiridos com verbas obtidas do Ministério da Justiça

O governo do Estado vai realizar já no início de 2013 concurso público para contratação de pessoal para atuar nas ações de fortalecimento da segurança pública na região de fronteira. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) pelo governador André Puccinelli.

A medida integra as ações conjuntas estabelecidas entre o Estado e o governo federal para prevenção e repressão da criminalidade nas divisas internacionais. Conforme o governador, que na última sexta-feira (7) assinou em Brasília convênios com o Ministério da Justiça, a União repassará recursos para investimentos em materiais e sistemas e o Estado ficará responsável pelo reforço de pessoal.

André lamentou que a garantia de repasses pelo governo federal tenha demorado mais tempo do que o Estado gostaria - já que essa demanda vem sendo apresentada desde o início da gestão – mas destacou a importância da parceria. “São convênios para que possamos prover não só a faixa de fronteira, os 14 municípios [diretamente localizados na divisa], mas 31 cidades, de um maior poder de resistência aos bandidos”, frisou Puccinelli.

O governador ainda elencou uma série de materiais e sistemas que deverão ser implantados e adquiridos com verbas obtidas do MJ, como coletes à prova de balas, armamentos mais modernos, sistemas de inteligência e de monitoramento por vídeo. “E nós nos comprometemos a aumentar o contingente, portanto, faremos concursos de imediato, agora já em janeiro, para provermos de mais recursos humanos, e eles ( MJ e governo federal) de recursos financeiros, numa parceria entre o Estado de Mato Grosso do Sul e o governo federal para cuidar ainda mais da segurança pública do nosso Estado”, afirmou.

Royalties

O governador falou de segurança esta manhã, após participar da inauguração da estátua da Índia Terena, na Praça do Mercado Municipal, em Campo Grande. Em entrevista, também comentou sobre o andamento das articulações com os governos e bancadas federais de 24 Estados para tentar derrubar o veto presencial à nova lei da distribuição dos royalties do petróleo.

A intenção é que os governadores atuem em conjunto com os parlamentares em Brasília para que votem a favor dos Estados que querem ampliar a distribuição da receita. Puccinelli, que desde o início, lidera a mobilização, disse que está reforçando os contatos com os demais chefes de Executivo. “Falta falar somente com os governadores do Amapá, Sergipe, Paraíba e Paraná. Conversamos já com 20 governadores, e todos se comprometerem a falar com suas bancadas, para estarem presentes amanhã, terça-feira, para que a riqueza do petróleo seja dividida com todos os brasileiros”