Governador de MS entrega armas e viaturas e confirma concurso para 285 vagas na segurança pública

Mato Grosso do Sul foi reconhecido eficiente entre os estados em relação ao policiamento, solução de inquéritos, entre outras ações

A segurança pública do Estado vai ganhar reforço com a abertura de concurso público para preencher pelo menos 285 vagas. O anúncio foi feito pelo governador André Puccinelli durante a entrega de armas, equipamentos e viaturas hoje (21) no pátio da Governadoria. As Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros vão receber o novo contingente em 2013.

Conforme Puccinelli os ajustes para a realização do concurso já estão sendo feitos pelas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Administração (SAD). “A PM terá maior contingente para atender a faixa de fronteira e em relação à Polícia Civil vamos prover de delegados, os 17 municípios que ainda não tem”, informou. As unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Bataguassu e Sidrolândia também receberão o efetivo.

Investimentos

O governador entregou nesta sexta-feira (21) um total de 33 motocicletas, 21 viaturas quatro rodas, 100 fuzis, 43 microcomputadores, 40 rádios transceptores e oito aparelhos de televisão para reforçar a segurança pública no Estado. “Esta é uma mostra do que estamos fazendo a cada dois ou três meses, ou seja, continuamente. Mato Grosso do Sul faz a mais do que o seu dever e faz como prioridade absoluta a segurança pública. Por méritos e reconhecimento vamos receber R$ 40 milhões do governo federal de um convênio com a Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública]”, informou.

Mato Grosso do Sul foi reconhecido eficiente entre os estados em relação ao policiamento, solução de inquéritos, entre outras ações e receberá o montante. Os recursos de acordo com o governador serão investidos em mais efetivo, viaturas, uniformes e vídeomonitoramento.

Mais segurança

Todos os equipamentos e veículos entregues hoje foram adquiridos por meio de convênios firmados entre a Senasp e a Sejusp e representam investimentos de R$ 3.243.918,92. O primeiro convênio beneficia um total de 26 municípios, entre eles os de áreas fronteiriças, por meio do convênio do Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras). As instituições dessas cidades vão receber 23 motocicletas, 100 fuzis, 21 veículos, 08 televisores e 43 microcomputadores.

Outro convênio implementa ações de Policiamento Comunitário nos municípios de Amambai, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e o 1º e 9º BPM – Batalhão da Polícia Militar de Campo Grande. Eles vão receber oito motocicletas com rádio e 40 rádios transceptores. Já o terceiro convênio vai atender o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) com duas motocicletas.

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini esta é mais uma ação de reaparelhamento das instituições da segurança pública, por meio do Enafron. Ele destacou ainda a implantação dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF) que têm contribuído para o reforço na segurança pública do estado e é dividido em quatro pólos – Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim. “Já foram realizadas 30 reuniões com as instituições e que atuam na fronteira. Fizemos na Bolívia e a próxima será no Paraguai”, informou.

Na oportunidade, Wantuir Jacini também elogiou o trabalho das polícias destacando o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Delegacia Especializada de Crimes na Fronteira (Defron). “Ontem à noite o DOF apreendeu 200 quilos de maconha e há dois meses impediu que um veículo de uma quadrilha envolvida no assassinato de dois jovens chegasse até a Bolívia”, comentou. Este é o trabalho conjunto da segurança pública que está reduzindo crimes contra a vida e patrimônio”, destacou.

Para comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David, a entrega de entrega de viaturas e equipamentos demonstram a prioridade do governo do estado na segurança pública. “Esses convênios vão reforçar as ações na faixa de fronteira e ainda na fiscalização no trânsito com a entrega de 13 mil bafômetros. Significa uma demonstração clara de que o governo prioriza a segurança que tem feito com que o estado reduza criminalidade de forma constante como furtos, roubos e mortes violentas”, disse.

Mais um reforço que vai incrementar as ações do Departamento de Operações de Fronteira, como diz o diretor do DOF, coronel Edilson Duarte. “Vai otimizar o serviço do DOF para atuar nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. Na fronteira há facilidade de trânsito com estradas vicinais e as motocicletas darão maior mobilidade para atender essa linha internacional”, afirmou. O DOF e Defron vão receber ainda automóveis, fuzis e microcomputadores.

“Todos temos que agradecer os investimentos em segurança pública que o governo do estado tem feito nestes anos. Isso protege o cidadão da criminalidade e traz mais segurança”, destacou o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Jocelito Krug que esteve presente à solenidade. Como prefeito de Chapadão do Sul ele lembrou das ações realizadas na cidade que apreendeu pelo menos cinco toneladas de drogas este ano.