Operação da Polícia Civil desarticula associação criminosa que praticava roubos e furtos

  • Assessoria/Polícia Civil
Foto: Assessoria/Polícia Civil
Foto: Assessoria/Polícia Civil

A Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, com apoio de policiais civis lotados  na 1° Delegacia de Polícia de Bataguassu, Delegacia de Polícia de Santa Rita do Pardo e Seção de Investigações Gerais - SIG de Nova Andradina,  cumpriram durante operação realizada nesta segunda-feira (21), três mandados de prisão preventiva de pessoas investigadas por furtos e roubos com emprego de arma de fogo e cinco mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação que apura furtos, roubos com emprego de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo e receptação.

Foram presos por mandado de prisão preventiva o líder da associação criminosa, um homem, de 25 anos, pelo descumprimento das regras do regime semiaberto, e outros dois indivíduos, de 18 e 19, membros da mesma associação criminosa. Os três mandados de prisão são referentes a prática de crimes de roubo com emprego de arma de fogo e furtos qualificados à residências e estabelecimentos comerciais.

Conforme apurado nas investigações, o líder da associação era o responsável por articular os crimes. Ele repassava as informações e indicava os locais que deveriam ser alvo dos criminosos. Após a prática do crime, o líder recolhia as armas e veículos fornecidos aos autores e realizava a divisão dos bens e valores subtraídos, sendo que a maior parte dos valores e objetos subtraídos sempre ficava sob a sua posse.

Além dos três membros presos através de mandado de prisão preventiva, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas relacionadas com os criminosos, os quais também seriam responsáveis por fornecer meios materiais, receptar produtos furtados/roubados e ocultar armas de fogo para o grupo.

Foto: Assessoria/Polícia Civil
Foto: Assessoria/Polícia Civil
No mandado de busca cumprido na residência do líder da associação criminosa, além de vários objetos de valores e joias que já foram identificadas por vítimas como sendo roubadas ou furtadas, também foi localizada e apreendida a motocicleta utilizada pelos criminosos para cometimento de crimes na cidade, a qual estava pintada na cor preta e que se segundo os próprios autores já havia sido pintada de várias cores nos últimos meses para que não fosse identificada nos crimes cometidos pelo grupo.

Em outra residência alvo de mandado de busca e apreensão foram presos, outro membro da associação criminosa, de 19 anos, sua convivente, também de 19 anos, e apreendido um adolescente de 13 anos. No local foram encontrados uma arma de fogo calibre 38, com cinco munições intactas; porções de drogas tipo LSD, crack, cocaína e maconha, uma balança de precisão e embalagens, joias, aparelhos celulares.

Os três foram autuados em flagrante pelos crimes de Receptação, Resistência, Posse Irregular de Arma de Fogo, Tráfico de Drogas com a causa de aumento de pena em razão do envolvimento de adolescente e Associação para o Tráfico de Drogas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.