Operação da Polícia Civil desarticula associação criminosa que praticava roubos e furtos

A Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, com apoio de policiais civis lotados na 1° Delegacia de Polícia de Bataguassu, Delegacia de Polícia de Santa Rita do Pardo e Seção de Investigações Gerais - SIG de Nova Andradina, cumpriram durante operação realizada nesta segunda-feira (21), três mandados de prisão preventiva de pessoas investigadas por furtos e roubos com emprego de arma de fogo e cinco mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação que apura furtos, roubos com emprego de arma de fogo, posse irregular de arma de fogo e receptação.
Foram presos por mandado de prisão preventiva o líder da associação criminosa, um homem, de 25 anos, pelo descumprimento das regras do regime semiaberto, e outros dois indivíduos, de 18 e 19, membros da mesma associação criminosa. Os três mandados de prisão são referentes a prática de crimes de roubo com emprego de arma de fogo e furtos qualificados à residências e estabelecimentos comerciais.
Conforme apurado nas investigações, o líder da associação era o responsável por articular os crimes. Ele repassava as informações e indicava os locais que deveriam ser alvo dos criminosos. Após a prática do crime, o líder recolhia as armas e veículos fornecidos aos autores e realizava a divisão dos bens e valores subtraídos, sendo que a maior parte dos valores e objetos subtraídos sempre ficava sob a sua posse.
Além dos três membros presos através de mandado de prisão preventiva, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas relacionadas com os criminosos, os quais também seriam responsáveis por fornecer meios materiais, receptar produtos furtados/roubados e ocultar armas de fogo para o grupo.
Em outra residência alvo de mandado de busca e apreensão foram presos, outro membro da associação criminosa, de 19 anos, sua convivente, também de 19 anos, e apreendido um adolescente de 13 anos. No local foram encontrados uma arma de fogo calibre 38, com cinco munições intactas; porções de drogas tipo LSD, crack, cocaína e maconha, uma balança de precisão e embalagens, joias, aparelhos celulares.
Os três foram autuados em flagrante pelos crimes de Receptação, Resistência, Posse Irregular de Arma de Fogo, Tráfico de Drogas com a causa de aumento de pena em razão do envolvimento de adolescente e Associação para o Tráfico de Drogas.