PF cumpre mandado contra esquema bilionário de corrupção em Dourados

  • Redação 94 FM
Divulgação/PF
Divulgação/PF

Investigação da Polícia Federal sobre esquema bilionário envolvendo juízes e grandes devedores da União tem um alvo em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (20), mandado de busca e apreensão foi cumprido pela PF em Dourados.

As buscas foram feitas na residência de um advogado e foram acompanhadas pela Comissão de Prerrogativas da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nada foi apreendido no local, conforme o site Campo Grande News.

O advogado alvo do mandado fez estágio em escritório de advocacia em Fortaleza (CE). Esse escritório faz parte da investigação. O nome do advogado douradense não foi revelado.

Além de Dourados, a Operação Skiagraphia, deflagrada hoje pela PF, cumpriu 19 mandados de busca em apreensão em Fortaleza, São Paulo (SP), Recife (PE) e Brasília.

Ainda de acordo com o site, o suposto esquema de corrupção bilionário envolve a participação de juízes federais, advogados, servidores públicos e empresários e beneficiou grandes devedores da União através de decisões judiciais. As buscas foram determinadas pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região (Recife).

Segundo a Polícia Federal, o esquema envolve condução ilícita de processos fiscais de grandes devedores da União entre 2012 e 2016. Através da atuação de empresários, advogados e juízes, o esquema causou prejuízo bilionário aos cofres da União.

Ainda conforme a PF, as investigações começaram em 2019. Em três anos, o trabalho já encontrou indícios de vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito e falsificação de documentos com simulação de intimações da União.

A operação recebeu o nome de Skiagraphia em referência à técnica de pintura “shadow painting”, que dá ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz. “Com isso, os investigados simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade, se encontravam às sombras da lei”, afirma a PF.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.