Adiamento de eleições pode levar juízes às prefeituras; saiba quem em Dourados

Essa é uma das alternativas cogitadas nos bastidores políticos, citada em palestra pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

Comando das prefeituras por juízes é cogitada caso eleições sejam adiadas (Foto: Divulgação)
Comando das prefeituras por juízes é cogitada caso eleições sejam adiadas (Foto: Divulgação)

Reportagem publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo revela que é cogitada a possibilidade de juízes assumirem as prefeituras pelo Brasil caso as eleições municipais deste ano sejam adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Embora seja apenas uma das alternativas ventiladas nos bastidores políticos, inclusive citada em palestra pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), caso efetivamente aconteça, a Prefeitura de Dourados seria comandada pela juíza Marilsa Aparecida Da Silva Baptista.

Titular da 3ª Vara Cível de Dourados, que assumiu após ser promovida da comarca de Naviraí no lugar do juiz aposentado Jairo Matos Quadros, ela completou 20 anos de magistratura no dia 4 de novembro de 2019 e desde 1º de março de 2020 ocupa a direção do Fórum local, designada pelo presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Paschoal Carmello Leandro, por meio da Portaria nº 210.

No entanto, a possibilidade de juízes assumirem as prefeituras provisoriamente não é bem aceita sequer no meio jurídico, conforme O Estado de São Paulo. A publicação informa que a presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Renata Gil de Alcantara Videira, disse não vislumbrar esse cenário porque as comarcas já enfrentam déficit de juízes e excesso de processos.

Outras alternativas por enquanto embrionárias são adiar de outubro para dezembro os pleitos municipais deste ano ou realizá-los em 2022, quando ocorrem as eleições gerais, para deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República.

JUIZ PREFEITO

Na história recente, Dourados já teve juiz prefeito. Hoje desembargador no TJ-MS, Eduardo Machado Rocha era diretor do Fórum em 2010 e administrou o município durante 34 dias como prefeito interino após a Operação Uragano, entre o afastamento de Ari Artuzi, no dia 1º de setembro, e a posse de Délia Razuk, ocorrida em 10 de outubro daquele mesmo ano.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.