Ao lado do presidente Temer, deputado de MS toma posse como ministro

Carlos Marun, do PMDB, é apontado pela imprensa nacional como fiel escudeiro de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados que está preso

Relator da CPMI da JBS, deputado Carlos Marun teve posse em ministério adiada por conta da internação de Temer (Foto: Geraldo Magela /Agência Senado - 14.12.17)
Relator da CPMI da JBS, deputado Carlos Marun teve posse em ministério adiada por conta da internação de Temer (Foto: Geraldo Magela /Agência Senado - 14.12.17)

Deputado federal eleito por Mato Grosso do Sul, Carlos Marun tomou posse nesta sexta-feira (15) como novo chefe da Secretaria-Geral de Governo, cargo com status de ministro. A imprensa nacional refere-se ao político como fiel aliado do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB), atualmente preso no Paraná.

Na condição de ministro, Marun assumiu o lugar de Antonio Imbassahy (PSDB) para atuar na articulação política do Planalto junto ao Congresso Nacional. Anteriormente, o cargo havia sido ocupado por Geddel Vieira Lima (PMDB), apontado como proprietário de R$ 52 milhões encontrados em malas num apartamento em Salvador, na Bahia.

Conforme reportado pelo Portal IG, "ao tomar a palavra, Marun bajulou o presidente Temer e voltou a defender a proposta de reforma da Previdência, cuja votação na Câmara dos Deputados ficou para fevereiro do ano que vem".

"Acredito no governo Temer e me sinto extremamente motivado por vossa coragem e vossa determinação em fazer aquilo que o Brasil precisa ser feito", disse Marun, de acordo com a publicação.

Ao descrever quem é Marun, a reportagem do IG diz que ele "se destacou no ano passado como escudeiro de Eduardo Cunha, tendo sido o único deputado a se pronunciar a favor de Cunha na sessão da Câmara dos Deputados que resultou na cassação de seu mandato". "Somente Marun e outros nove deputados votaram pela permanência de Cunha na Câmara (450 parlamentares defenderam a cassação)", informa.

Ainda segundo a publicação, "após a prisão de Cunha, em outubro do ano passado, Marun também foi o único parlamentar a visitar o ex-presidente da Câmara no cárcere do Complexo Médico-Penal em Pinhais (PR)".

"Já na atuação de ponta-de-lança da base aliada de Temer no Congresso, Marun voltou a ganhar holofotes após protagonizar uma excêntrica dança para celebrar a votação que barrou o prosseguimento da segunda denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Temer", detalha o IG.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.