Câmara adia votação de projeto que amplia o uso de máscaras em Dourados

Os vereadores aprovaram requerimento de vistas para que haja mais tempo para analisar o texto.

Por 11 votos a favor, cinco contra e duas ausências, a Câmara aprovou o adiamento do projeto de lei -Foto: reprodução/Câmara Municipal
Por 11 votos a favor, cinco contra e duas ausências, a Câmara aprovou o adiamento do projeto de lei -Foto: reprodução/Câmara Municipal

A votação do projeto de lei que obriga o uso de máscaras de proteção por toda a população durante circulação nas ruas e áreas de acesso público de Dourados, como forma de prevenção por causa da pandemia do novo coronavírus, foi adiada, durante sessão na Câmara Municipal na noite de ontem (20), depois que o líder da prefeita Délia Razuk (PTB), Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PTB), apresentou pedido de vistas para que haja mais tempo para analisar o texto. Uma nova votação será realizada na próxima segunda-feira (25).

Na última segunda-feira (18), o projeto foi aprovado, em primeira votação, mas, precisava passar por uma segunda discussão, que foi realizada na noite de ontem (20). Durante a sessão dessa quarta-feira,  com duas ausências, 11 vereadores votaram a favor do adiamento e cinco, contra.

Atualmente, a obrigatoriedade do uso de máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras é apenas nas filas de bancos e lotéricas; durante a utilização do sistema de transporte coletivo público urbano no município; durante a utilização de táxis ou veículos de aplicativo; e nos recintos de mercados, supermercados e hipermercados.

Projeto de lei

Na última sexta-feira (15), a Mesa Diretora justificou a decisão por Dourados ser sede de uma macrorregião de saúde que possui mais de 800 mil habitantes, além de ser polo na prestação de serviços e comércio para 34 municípios do Mato Grosso do Sul. De acordo com a Câmara, o objetivo central é incentivar o uso das máscaras de proteção para a própria segurança da comunidade. Além de intensificar a conscientização para que, com o maior número de pessoas utilizando, diminua os riscos de contaminação do vírus.

O projeto de lei prevê multa para quem descumprir a determinação. Ao comércio em geral, prestadores de serviços, sistema bancário, lotéricas, além dos órgãos públicos, fica vedado o atendimento ao cidadão que não cumprir o uso de máscara, o que também acarretará pena de multa.

Vereadores que votaram a favor do adiamento

Alberto Alves dos Santos, Bebeto (PTB)
Cirilo Ramão (MDB)
Cido Medeiros (DEM)
Carlito do Gás (MDB)
Jânio Miguel (PTB)
Pedro Pepa (DEM)
Silas Zanata (PSDB)
Junior Rodrigues (PTB)
Olavo Sul (MDB)
Romualdo Ramim (DEM)  
Maurício Lemes (PSB)

Vereadores contrários ao adiamento

Braz Melo (MDB)
Juarez de Oliveira (MDB)
Sérgio Nogueira (PSDB)
Elias Ishy (PT)
Madson Valente (DEM)

Ausentes

Idenor Machado (PSDB)
Daniela Hall (PSD).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • emerson ricardo

    emerson ricardo

    quanta incompetência desse nosso vereadores, câmara dos tontos, quanta demora, pedido de vistas pra analisar melhor, acho que só estão querendo aparecer um pouco, bando de incompetentes, quanta demora !!!! Enquando isso a população vai adoeçendo, acorda bando de lentos !!!!

  • Valdemir

    Valdemir

    Temos que ter muito cuidado, este ano temos eleições e, se este projeto for aprovado as autoridades de fiscalização terão que multar quem descumprir a lei, e isso . . . Bom.... Né...

  • Zuleika

    Zuleika

    Eu creio que as autoridades tinha que ser mais severa!!
    Chegar no cidadão com uma ficha e perguntar:
    Porque esta na rua? É por precisão? Não esta de mascara ou luva, vc acha desnecessário guardar a quarentena? Tem idoso em sua residencia?
    Se vc CIDADÃO que tem o direito de ir e vir e NÃO esta de acordo com os procedimentos tomado pela sua própria saúde o senhor ou a senhora pode assinar aqui abrindo mão dos respiradores dos hospitais, quando vc contrair o vírus e precisar ser entubado???? Estaremos registrando em todas as unidades hospitalares, assim que o senhor (a) chegar lá já terão essa informação e não precisaram perder tempo com VC CIDADÃO que já abriu mão de sua vida!!
    AI EU QUERIA VER O CIDADÃO TER PEITO E ASSINAR !!!!

  • Claudia

    Claudia

    Pessoal tem que usar o bom censo!!!
    Não há necessidade de lei!!!
    Todos tem contato com a mídia sabe o que esta acontecendo no mundo, será que não dá pra usar a mascaras por alguns dias!!!!
    A minha tia é idosa mora no sitio aonde o judas perdeu as botas e ela usa a mascara, ela comprou álcool em gel!!! Eu a questionei o porque e ela me disse, vcs vem da cidade o leiteiro vem pegar o leite todas as manhas e vem da cidade!!!
    Gente ela tem todo esse cuidado que mora no interior, porque nós que moramos na cidade não podemos fazer o mesmo!!!

  • José

    José

    Eu não falo nada, só observo!!!
    Esta anotado na minha caderneta os vereadores que optaram por adiar e os ausentes!!!
    Vou utiliza-la na próxima eleição!!!