Eleições 2018 Ao Vivo

Marçal Filho é eleito deputado estadual 

Vereador em Dourados, Marçal Filho (PSDB) foi eleito deputado estadual nas eleições gerais deste domingo (7). Com 24.976 votos, ele conquistou o direito de ocupar uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a partir de 1º de janeiro de 2019. (clique aqui para ler mais)

Apuração dos votos em Mato Grosso do Sul chega a 99% 

A apuração dos votos nas eleições gerais deste domingo (7) em Mato Grosso do Sul chegou a 99% do total. De acordo com a Justiça Eleitoral, já foram contabilizados os votos de 1.858.737 eleitores.

A expectativa agora é pela apuração dos votos de 18.192 sul-mato-grossenses.

Bolsonaro e Haddad disputarão 2º turno

Com 93,79% das urnas apuradas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa pela presidência da República, com 46,93% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) aparece com 28,08% e Ciro Gomes (PDT), com 12,5%. (Agência Brasil)

Douradense é eleita senadora  

Dourados passará a ter representante legítima no Senado Federal a partir do próximo ano. Nas eleições gerais deste domingo (7), Soraya Thronicke (PSL) ficou com a segunda vaga em disputa ao obter 358.311 votos. Ela só ficou atrás de Nelsinho Trad (PTB), mais votado para o cargo, com 405.673 eleitores sul-mato-grossenses. (Clique aqui para ler mais)

Disputa pelo Governo de MS vai ao 2º turno 

A disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul terá um segundo turno este ano entre os candidatos Reinaldo Azambuja (PSDB) e Juiz Odilon (PDT). Na votação deste domingo (7), o atual governador obteve 44,64% dos votos válidos e seu principal adversário 31,73%. (clique aqui para ler mais)

Votação em MS teve 61 urnas substituídas, 18 em Campo Grande

Em meio a reclamações divulgadas, principalmente, por meio de redes sociais sobre dificuldades no processo de registro dos votos, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) confirmou a existência de 117 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas no Estado, com a substituição de 61 equipamentos de um total de 6.533 –1,79% do total.

Conforme a assessoria da Corte, Campo Grande foi a cidade com o maior número de incidentes: 18 das 61 urnas substituídas estavam em seções eleitorais da cidade. Os demais incidentes envolvem equipamentos que demandaram atendimento de técnicos mas voltaram a operar. (Campo Grande News)

Eleitor é preso por tirar foto da urna em Dourados

A Polícia Federal divulgou que um eleitor foi preso em Dourados neste domingo (7) ao tirar foto da urna eletrônica durante as eleições gerais de 2018. A identidade dessa pessoa não foi revelada.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o uso de aparelho de telefonia celular é proibido na hora de votar. A Justiça Eleitoral proíbe qualquer equipamento eletrônico nas cabines de votação. Caso o eleitor seja flagrado desrespeitando a norma, uma ocorrência será registrada e o voto anulado. Para lembrar os números dos candidatos, é permitida uma “cola” impressa em papel, como nos santinhos, por exemplo.

Eleições: sobe para 1.285 número de urnas eletrônicas com defeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou, há pouco, para 1.285 o número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país até as 16h. O número representa 0,025% do total de urnas utilizadas no pleito deste ano. Uma cidade, Três Coroas, no Rio Grande do Sul, passou a adotar a votação manual, segundo informações do tribunal.

Os estados que tiveram maior número de urnas com defeito foram Minas Gerais (366), Rio de Janeiro (138), Pernambuco (134), São Paulo (115), Sergipe (60), Rio Grande do Sul (57) e Tocantins (34). 

A Justiça Eleitoral também registrou a prisão de dois candidatos: um em São Paulo, por propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição; outro no Rio Grande do Sul, por fazer boca de urna. Ao todo 146 pessoas foram presas até o momento. (Agência Brasil)

 Cumprindo resolução do TSE, candidatos se mantêm em silêncio nas redes

Depois de um sábado intenso de muitas postagens, neste domingo (7) os presidenciáveis se mantêm em silêncio em suas redes sociais. De acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata da propaganda eleitoral, no dia da votação, manifestações na internet configuram crime punível com detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano ou prestação de serviço por igual período e multa.

Ainda segundo o artigo 81 da resolução, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, além da publicação de novas postagens ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet. (Agência Brasil)

TSE registra substituição de 964 urnas eletrônicas com defeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco para 964 o número de urnas eletrônicas que apresentarem defeito e precisaram ser substituídas em todo o país até as 14h. Segundo o tribunal, o número representa 0,019% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.

Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram Minas Gerais (252), Rio de Janeiro (123), Pernambuco (83), São Paulo (78), Rio Grande do Sul (54), Sergipe (53), Paraná (32).  A Justiça Eleitoral também registrou uma prisão de candidato, em São Paulo, por propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição. Trinta e uma pessoas foram pessoas foram presas pelo mesmo motivo. (Agência Brasil)

Em pouco mais de três horas, 20 urnas apresentam falha em MS

As votações começaram às 8 horas neste domingo (7) e, pouco mais de três horas depois, 20 urnas apresentaram falhas em Mato Grosso do Sul. De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), 12 urnas precisaram passar por simples ajustes e oito urnas foram substituídas.

Entre os problemas nas urnas, foram identificadas falhas no ajuste de data e hora, na impressora e na bobina. Ainda segundo o TRE, as falhas nas urnas aconteceram nos seguintes municípios: Rochedo, Naviraí, Amambaí, Vicentina, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Coxim e Bonito. (Midiamax)

PF fez 9 flagrantes de irregularidades durante a eleição em MS

Pelo menos oito pessoas foram presas e um adolescente apreendido, durante as eleições na manhã deste domingo (7) em Mato Grosso do Sul. Segundo informações da Polícia Federal e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), foram registradas ocorrências de crimes eleitorais em Coxim, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Bonito e Bandeirantes. (Campo Grande News)

Seções eleitorais mudaram de local em Dourados

A Justiça Eleitoral informou que as seções 139, 140, 141 e 142 foram transferidas da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, no Jardim Rasslem, para o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados), no Jardim Água Boa.

Já os eleitores das seções 371 e 367 da Escola Estadual Professor Alicio Araújo, no Terra Roxa, foram para o Caíque, no Parque Nova Dourados.

Rosa Weber reafirma confiabilidade das urnas eletrônicas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, reafirmou hoje (7) a confiabilidade das urnas eletrônicas. Durante a primeira entrevista à imprensa para fazer um balanço da manhã de votação, a ministra também destacou o combate à divulgação de notícias falsas, as chamadas de fake news, e a tranquilidade da votação, que obteve 310 urnas substituídas com defeito até o momento.

 Ao comentar situações em que eleitores continuam postando comentários e vídeos nas redes sociais, nos quais contestam a confiabilidade das urnas, Rosa Weber disse que as afirmações não têm embasamento na realidade. Segundo a ministra, nunca foi registrada nenhuma fraude no sistema de votação, mas se ocorrer, deixará rastros e será detectada. (Agência Brasil)

Boca de urna é crime eleitoral de maior incidência até o momento

A boca de urna é o crime de maior incidência até o momento, de acordo com boletim parcial divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais de 2018 (CICCE), em Brasília. Até as 12 horas foram registradas 71 ocorrências em todo o país.

O boletim também registra 65 casos de propaganda eleitoral irregular, 19 flagrantes de transporte irregular de eleitores e 10 de compra de votos. O documento não informa os estados onde esses crimes contra a lei eleitoral ocorreram. (Agência Brasil)

Eleitor não poderá usar celular quando for votar e só é permitida ‘cola’ em papel

O uso de aparelho de telefonia celular é proibido na hora de votar durante as eleições gerais de 2018, neste domingo (7). A Justiça Eleitoral proíbe qualquer equipamento eletrônico nas cabines de votação. Caso o eleitor seja flagrado desrespeitando a norma, uma ocorrência será registrada e o voto anulado. Para lembrar os números dos candidatos, é permitida uma “cola” impressa em papel, como nos santinhos, por exemplo.

Em duas horas de votação 310 urnas eletrônicas foram substituídas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que 310 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas nas primeiras duas horas de votação no país. Segundo o tribunal, o número representa 0,06% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual. (Agência Brasil)

Imagem de candidato não carregou, relatam douradenses 

Eleitores douradenses relataram à reportagem da 94FM problemas em algumas urnas eletrônicas. Segundo eles, imagens de candidatos não carregaram após digitar o número deles.

Contudo, a Justiça Eleitoral informou que não há problema no voto desde que ao final da votação apareça a mensagem “carregando” após o voto final, no candidato ou candidata à Presidência da República.

Eleições em Dourados correm na mais absoluta ordem, diz juiz 

Coronel da PM, Carlos Silva, e juiz eleitoral, Rubens Witzel Filho, dizem que eleição está tranquila em Dourados (Foto: Sidnei Bronka)
Comandante da PM, coronel Carlos Silva, e juiz eleitoral, Rubens Witzel Filho, dizem que eleição está tranquila em Dourados (Foto: Sidnei Bronka)


Titular da 18ª Zona Eleitoral, o juiz Rubens Witzel Filho informou à reportagem da 94FM que as eleições gerais de 2018 estão correndo sem problemas em Dourados.

Segundo o magistrado, uma ou outra urna não funcionou e em uma escola tomada de força de energia não funcionou, mas esses foram problemas facilmente sanados. “Tudo na mais absoluta ordem”, declarou.

Dourados tem 156.373 eleitores, 53,2% mulheres

Nas eleições gerais de 2018 Dourados tem 156.373 eleitores aptos a votar, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Deste total, 83.169 (53,2%) são mulheres e 73.204 (46,8%) homens. Para votar, é preciso levar o título eleitoral e um documento oficial com foto.

Pedir voto por aplicativos, como WhatsApp, rende multa

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) informou que pedir votos por aplicativos como o WhatsApp neste dia 7 de outubro é crime eleitoral com multa prevista de até R$ 15.961,50. 

Presidente do STF dispensa privilégio e aguarda uma hora na fila para votar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, votou no final da manhã de hoje (7) na seção eleitoral que funciona em uma escola no bairro Lago Norte, em Brasília.

Apesar de ter prioridade, podendo “furar fila”, o ministro dispensou o privilégio e aguardou sua vez como todos os outros eleitores da seção 293, considerada pelos próprios votantes como uma das mais cheias do local. (Agência Brasil)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • maykon

    maykon

    isso de urna anulando voto aconteceu do lado da minha sessao e o mesario se fez de desentendido,e ai?