Marçal defende que idade para realização de mamografia permaneça em 40 anos

Governo quer aumentar para idade para 50 anos

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) apóia a suspensão da portaria do Ministério da Saúde que prioriza a realização de mamografia bilateral para mulheres entre 50 e 59 anos. Atualmente, a lei (11664/08) que regulamenta o atendimento para a prevenção de câncer de mama e de colo de útero determina a realização do exame a partir dos 40 anos.

O receio é que o aumento da idade deixe as mulheres de 40 a 49 anos desprotegidas. Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia mostram que no Brasil 25 por cento dos casos de câncer de mama ocorrem antes dos 50 anos. Ainda conforme uma previsão, nesse ano devem ocorrer no Brasil 59 mil novos casos de câncer de mama.

"A Câmara irá analisar o projeto (PDC 1443/14) que suspende a portaria e minha posição é que a idade a partir dos 40 seja mantida. Não podemos correr o risco de retroceder em um assunto tão delicado quanto o câncer de mama”, explicou Marçal.

Segundo o Inca – Instituto do Câncer, a descoberta da doença abala não só a saúde física como a psicológica das mulheres, elas acabam se deparando com iminência da perda de um órgão altamente investido de representações.

A mulher passa por alterações significativas em diversas esferas da vida como o trabalho, a família e o lazer, o que traz implicações em seu cotidiano e nas relações com as pessoas de seu contexto social. “Descobrir o câncer no início garante maior sucesso do tratamento, e preveni possíveis danos psicológicos”, concluiu o parlamentar.