Marçal Filho enaltece o trabalho do Hospital do Câncer de Barretos

Deputado, que durante o mandato tem atuado fortemente em defesa da saúde, afirma que a gestão eficiente em Barretos tem garantido tratamento adequad

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) enalteceu neste final de semana o trabalho que o Hospital do Câncer de Barretos realiza em todo o Brasil, seja por meio de tratamento direto aos pacientes ou por iniciativas de prevenção como a que acontece esta semana em Dourados, com a presença da Carreta da Saúde do HCB para exames preventivos de câncer de mama. "Coincidentemente, há poucos dias, quando presidi a sessão da Câmara dos Deputados e tinha ao meu lado o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para debater e encaminhar a votação do Programa Mais Médico, tive a oportunidade de parabenizar pessoalmente o Dr. Henrique Prata pelo brilhante trabalho à frente do Hospital do Câncer de Barretos", enfatiza Marçal Filho. Apesar dos esforços da equipe de Barretos, a falta de exames que normalmente são oferecidos em parceria com a prefeitura limitou os atendimentos. Como ocorre em outros municípios, o exame de mamografia é oferecido pela saúde pública da cidade mas, em Dourados, o aparelho está quebrado e sem o líquido necessário para o procedimento.

Na visão de Marçal Filho, a história de sucesso do Hospital do Câncer de Barretos deve-se, sobretudo, pela eficiência na gestão dos recursos que chegam à instituição. "Sempre defendi que a gestão é a parte mais importante na saúde pública e posso citar Dourados como exemplo, pois nossa cidade tem dezenas de prédios voltados para a saúde, mas a ineficiência na gestão gera o caos que temos hoje, onde as pessoas batem às portas do PAM, do Hospital da Vida, do Hospital Universitário e dos postos de saúde e voltam para casa sem receber o devido atendimento", argumenta Marçal Filho.

O parlamentar lembra que sempre destacou a eficiência na gestão do Hospital do Câncer de Barretos. "Em pronunciamentos na Tribuna dos Deputados, inclusive como no grande expediente, apontei por diversas vezes o Hospital do Câncer e a família Prata como referências da enorme diferença que uma gestão de qualidade pode fazer em favor da saúde pública", enfatiza. No encontro que teve com o Dr. Henrique Prata, na Câmara dos Deputados, Marçal Filho relatou ao gestor do Hospital do Câncer de Barreto que em Dourados são inúmeros os casos de câncer que nem sempre são atendidos pelo poder público. "Entendo que essa conversa gerou resultados positivos, tanto que o Hospital do Câncer acaba de enviar a Carreta da Saúde à nossa cidade", conclui.

Graças a parceria do Hosital do Câncer de Barretos com o Ministério da Saúde foi possível criar esse projeto da Carreta da Saúde, que está levando prevenção a todo o Brasil. "Agradeço ao Dr. Henrique Prata e ao ministro Alexandre Padilha, por viabilizarem esse serviço à sociedade douradense por meio da unidade itinerante com seis profissionais do Hospital de Barretos, equipada para realizar até 150 exames preventivos diários de câncer de colo uterino e mamografia digital", ressalta. "O pessoal da saúde pública em Dourados bem que poderia copiar o modelo de gestão do Hospital do Câncer de Barretos para, dessa forma, tirar o setor do caos atual", finaliza Marçal Filho.