Marçal Filho quer mais recursos para educação

Deputado afirma que grande óbice da educação pública é a falta de bons projetos

Em audiências no Ministério da Educação, onde esteve este ano já por mais de três vezes, o Deputado Federal Marçal Filho (PMDB/MS) vem trabalhando para garantir que municípios sul-mato-grossenses não percam prazos, projetos, tempo e, o mais importante, recursos que, como garante o Assessor Especial do Ministro Aloísio Mercadante, Senhor Rolf Hackbart, não faltam à Pasta.

O Deputado foi recebido no MEC pelo Secretário de Educação Básica, Romeu Caputo que garantiu a Marçal recursos suficientes para a construção de uma nova sede para a Escola Municipal Dom Aquino Correia, localizada no Distrito de Panambi, que graças à mobilização da comunidade local e o apoio da rádio 94FM Dourados, não foi fechada pela Prefeitura no início deste ano. “Os recursos já temos. O que precisamos agora é do projeto da prefeitura no PAR (Plano de Ações Articuladas)” informou Marçal.

Além da escola do Panambi o parlamentar levou a Caputo outras demandas urgentes para Dourados como a construção também de uma nova sede para a escola Frei Eucário Schimidt, e outras novas unidades escolares para Aldeia Bororó, Bairro Altos do Indaiá, Jardim Monte Carlo, Água Boa, Colibri, Jardim Hilda, Porto Belo, Santa Hermínia, Campina Verde, Parque dos Coqueiros II e Parque do Lago. Além de novas CEIM’s. No ano passado Marçal garantiu a construção de outros dois Centros de Educação Infantil para Dourados, um no Residencial Monte Carlo e outra no Jardim Joquei Clube. “Esses projetos também precisam ser concluídos pela prefeitura para que as obras possam ser iniciadas.” Informa o parlamentar.

Marçal aponta que o orçamento do Mec é trrês vezes maior que o da prefeitura de São Paulo, e que para terem acesso a ele os municípios precisam, somente, de bons projetos e de consciência por parte das administrações de que educação é o melhor investimento. “Tenho a percepção de que quando se tem uma boa educação todo o resto é possível alcançar ou mesmo manter, saúde preventiva, cuidados com o meio ambiente, a segurança pública, o bem estar pessoal, enfim tudo passa pela educação e por isso, ela tem que ser prioridade em qualquer governo” enfatiza o Deputado.

Na última terça (19) Marçal promoveu em parceria com o MEC uma tarde de capacitação dos profissionais de Secretarias Municipais de Eduação de Mato Grosso do Sul. Além da presença de alguns prefeitos como Junior Vasconcellos de Fátima do Sul e Itamar Bilibio de Laguna Carapã, secretários e técnicos municipais de educação de cidades como Itaporã, Rio Brilhante, Nova Andradina, Paranaíba e Inocência participaram da oficina em que o Coordenador do PAR na Secretaria de Educação Básica, Professor Hudson Santos junto com a Técnica do Fundo Nacional de Educação (FNDE) Professora Donizete, ministraram palestras e demonstraram na prática o funcionamento dos Programas do Ministério. Para Marçal a grande vilã dos municípios no acesso aos recursos do Mec é a falta de conhecimento.

“O único problema para os municípios, principalmente quando desse intertício na mudança das administrações que ocorre em grande número com as eleições, é o desconhecimento de quando ou de como proceder com os projetos e com as inúmeras informações que são requeridas pela Pasta que também condicionam os repasses obrigatórios do governo federal no que diz respeito à manutenção do aluno na escola.” Conclui o Deputado.