Ministro garante a Marçal Filho que Instituto Federal de Dourados ficará pronto em outubro de 2014

A ordem de serviço para início das obras foi dada em agosto deste ano

O deputado federal Marçal Filho, recebeu a garantia do ministro de educação, Aloízio Mercadante, de que o Instituto Federal de Dourados (IDF) estará pronto em outubro de 2014. O parlamentar ressaltou ainda que, apesar da estrutura não ter sido concluída diversos cursos já estão disponíveis para o município, “ o instituto federal está ofertando algumas oportunidades de estudo e pediu para que a prefeitura disponibilizasse locais temporários assim diversas capacitações já podem ser realizadas”, explicou o deputado.

Segundo o ofício nº 1585/2013 assinado pelo diretor de desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade de Barros, e enviado ao prefeito Murilo Zauith no dia 1º de outubro, a ordem de serviço para o início das obras foi dada em 9 de agosto de 2013. “Dessa forma, solicitamos a Vossa Excelência analisar a viabilidade de formar uma parceria com o IFMS, no intuito de iniciar as atividade do Campus Dourados em sede provisória, assim, caso haja interesse por parte dessa Prefeitura, contatar o Senhor Marcus Aurélius Stier Serpe, Reitor do IFMS. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica agradece a atenção e o apoio dedicados à Educação Profissional.” (Texto do ofício na íntegra)

Em agosto desse ano o deputado foi recebido por Mercadante, acompanhado pelo líder do PMDB na Câmara Federal, Eduardo Cunha, para tratar do assunto. Na ocasião o ministro anunciou que o processo de licitação para a construção do IFD estava em fase avançada."Nas semanas seguintes a ordem de serviço foi publicada pelo MEC, dando início a essa obra que é estratégica para a formação de mão de obra capacitada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)", enfatiza Marçal Filho. "Esse é um projeto que tem a marca do nosso mandato, mesmo porque outros deputados tiveram a oportunidade de incluir Dourados no Plano de Expansão do Ensino Técnico e Profissionalizante e não o fizeram", conclui.

Audiências

Marçal realizou inúmeras audiências em Dourados, e também em Naviraí, para tratar da questão e para que o município apontasse quais os cursos seriam interessantes para a região. O Objetivo é que a demanda do mercado de trabalho possa absorver rapidamente estas turmas.

Frente Parlamentar

Fruto da iniciativa do deputado sul-mato-grossense, a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico Profissionalizante tem atuação em todo o território nacional. Ela é também uma importante ferramenta de apoio ao ensino profissionalizante a partir do momento em que terá caráter supra-partidário e será capaz de acelerar os projetos de Ensino Técnico e Profissionalizante, facilitando a liberação de recursos e a construção das Escolas Técnicas Federais em todo o Brasil.

A época a presidente Dilma Rousseff convocou Marçal Filho para mobilizar o Congresso Nacional e, com isso, aprovar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O deputado foi citado no discurso que ela fez durante o lançamento do programa que tem como meta criar 8 milhões de vagas na educação profissional até o fim do mandato.