Morre de câncer presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária na Câmara

Ele já foi deputado estadual, secretário de Estado de Agricultura, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso

Faleceu na manhã deste domingo (20), por volta das 11h20, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional, deputado federal Homero Pereira (PSD). Ele lutava contra um câncer no estômago, há meses.

O parlamentar estava internado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Seu tipo de câncer era raro e o tratamento convencional não estava dando o resultado esperado.

Recentemente, mostras de seu DNA foram enviadas para os Estados Unidos, para auxiliar na definição de um outro tipo de tratamento.

Velório

O corpo de Homero será velado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O horário ainda não foi confirmado. A família prepara, agora, o translado do corpo do deputado para Cuiabá.

"Agora, meu projeto é lutar pela vida"

No final do mês passado, Homero deu uma entrevista coletiva, a última à imprensa, onde falou do tratamento e de sua saída da política.

Quatorze quilos mais magro e aparentando um aspecto físico mais frágil do que aquele visto por seus eleitores meses atrás, o deputado federal Homero Pereira (PSD), aposentado no dia 20 de setembro pela Câmara Federal, se despediu da vida pública na semana que passou.

Vitima de um câncer de estômago maligno, do tipo carcinoma, o ex-parlamentar, de 57 anos, viu seus projetos políticos barrados ao descobrir que não mais poderia conciliar os trabalhos, desenvolvidos desde 2006, no Congresso Nacional, com o tratamento da doença.

“Estou encerrando um ciclo na minha vida, que é essa questão política, para concentrar todas as energias na minha recuperação. Como meu último ato público, decidi que devia dar satisfação à sociedade mato-grossense”, disse.

Segundo deputado federal mais votado nas duas últimas eleições – com mais de 100 mil votos em cada eleição –, Homero entrou na política há 23 anos e sempre teve como bandeira o setor do agronegócio.

Ele já foi deputado estadual, secretário de Estado de Agricultura, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como deputado federal, ele vivia o que considerava o “auge” de sua carreira, como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.