No MS PMDB é o mais prejudicado após as eleições

Apenas Três Lagoas permanece sob o comando da sigla

Apesar de ainda ter a maioria das 79 prefeituras do estado de Mato Grosso do Sul, o PMDB sai bastante enfraquecido após estas eleições. Dentre as principais cidades do estado, somente Três Lagoas permanece sob o comando da sigla.

Em Campo Grande, em 30 anos esta é apenas a segunda vez que a capital não fica sob o comando do PMDB. Já em Corumbá a prefeitura continua sendo administrada pelo PT com a vitória do Deputado Paulo Duarte.

Já em dourados, o PMDB praticamente perdeu para si mesmo quando abriu mão da candidatura própria. O partido havia combinado que pesquisas seriam realizadas e aquele que aparecesse em melhores condições de vencer o pleito seria o escolhido com o aval do governador.

Tornado público o resultado, que mostrou o deputado federal Marçal Filho em primeiro lugar, a convenção foi marcada. Mas, para a surpresa da população de Dourados, o que havia sido combinado não foi cumprido, e o partido resolveu, em vez de lançar Marçal Filho, unir-se ao atual prefeito indicando Odilon Azambuja como vice.

Segundo as informações dos bastidores políticos, o governador André Puccinelli teve participação direta nessa decisão. A escolha entra para o rol de decisões erradas do governador que preferiu ver o seu partido virar coadjuvante na segunda maior cidade do estado. Assim de dois municípios dos quatro maiores municípios que o PMDB comandava no estado, passa a liderar apenas um, que é Três Lagoas.