O casamento que acontece também na política

Esposas seguem passos dos maridos e fortalecem a presença das mulheres na política

 
Keliana segue passos de Marçal Filho

O crescimento da participação política da mulher em uma sociedade, ainda patriarcal, se desenvolve de maneira dinâmica a cada eleição, avançando nas pesquisas como fator importante para o fortalecimento da democracia brasileira. Em Dourados, podemos perceber que mulheres estão se arriscando no meio político, acompanhando os passos dos seus maridos, que se tornaram destaque no cenário político brasileiro.

Desta forma, a candidata ao cargo de deputada estadual pelo PSC (Partido Social Cristão) Keliana Fernandes, esposa do deputado Federal pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), Marçal Filho, que concorre à reeleição, vem conquistando o apoio dos eleitores, aumentando a participação feminina na política e lutando pelos interesses do povo.

Em uma página de rede social, Keliana deixou à mostra um dos motivos para querer candidatar-se a uma vaga na Assembleia Legislativa, com uma declaração de amor e confiança (pessoal e política) a Marçal Filho. “Minha inspiração, meu ídolo na política, meu exemplo. Quero seguir seus passos”, disse.

Com a mesma temática, a vereadora Délia Razuk (PMDB), esposa do ex deputado estadual Roberto Razuk pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), também é postulante a um cargo na Assembleia. Demonstrando desta maneira que atualmente há uma formatação da representação feminina na política que, apesar de tímida, vem crescendo na esfera do processo legislativo e no âmbito geral, como um todo.

Minha inspiração, meu ídolo na política, meu exemplo. Quero seguir seus passos"
Keliana Fernandes sobre Marçal FIlho

Certamente, esse tema é de suma importância por validar a presença feminina no contexto do poder, de ter voz, de garantir e dar maior visibilidade à participação da mulher no meio político, mas não um mundo político de partidarismo mesquinho, tal como ocorre com aqueles que lutam para tomar o poder, mas para poder ouvir e ser ouvida.

A atuação da mulher sempre foi árdua em todos os sentidos, a começar como dona de casa, empregadas domésticas, até a mulher do mercado de trabalho comum que busca a sua emancipação. E para mudar muitas realidades sofridas, estas mulheres audaciosas buscam que todos sejam iguais na Lei e na prática.

Reprodução
Délia Razuk segue o segundo mandato de vereadora

 

O que se pode perceber com estes passos é que a admiração feminina vai muito além do chefe de família, do provedor, do pai e do marido. A aliança está presente não só no dedo anelar, mas se encontra também na busca por uma sociedade mais justa e melhor para todos.

Keliana Fernandes foi candidata à prefeita municipal nas últimas eleições e Délia Razuk está no seu segundo mandato como vereadora.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Weslei Queiroz

    Weslei Queiroz

    Parabéns mulheres, vamos a luta, e boa sorte nessa caminhada.