Passa na CCJ projeto que define a ordem de nome e foto de candidatos nas urnas

A medida quer evitar confusões que podem levar o eleitor a anular o voto

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou ontem terça-feira (10) projeto que conserva a tradicional ordem de exibição das telas contendo nomes e fotos dos candidatos e que definem a sequência da votação nas urnas eletrônicas.

Com origem na Câmara dos Deputados, o PLC 117/2010 contraria mudança estabelecida por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que prevaleceu nas eleições de 2010.

Pelo projeto, que agora seguirá para decisão final em Plenário, pela ordem, serão exibidas as telas referentes a deputado federal, deputado estadual, senador (1ª e 2ª vagas), governador e vice-governador de estado ou do Distrito Federal, presidente e vice-presidente da República.

Nas eleições municipais, virá a tela de vereador, prefeito e, por fim, a do vice-prefeito.

A resolução editada pelo tribunal, em março de 2010, estabeleceu que o primeiro nome e foto a aparecerem na tela da urna fossem os de deputado estadual ou distrital e, logo em seguida, os de deputado federal.

Depois, vinham os cargos majoritários, mas em ordem um pouco diferente da anterior.

O autor da proposta, deputado Milton Monti (PR-SP), alega que os eleitores já estavam acostumados com a ordem original. Em análise favorável, o relator na CCJ, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), concordou com a necessidade de consolidar o padrão anterior.

Para ele, a medida evitará confusões que podem levar o eleitor a anular o voto.