Reinaldo Azambuja tem 54% dos votos válidos, diz pesquisa

  • Fátima do Sul News
Reinaldo Azambuja tem 54% dos votos válidos, diz pesquisa (Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

O instituto Ranking divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos para o governo do estado do Mato Grosso do Sul. Foram ouvidas 1.200 pessoas, a partir dos 16 anos de idade, em 20 municípios, entre os dias 15 e 18 deste mês. Com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números; MS-00108/2018 e BR-04907/2018.

Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário estruturado em entrevistas pessoal, em ponto de fluxo populacional e domiciliar. Estratificado em cotas de sexo, idade, escolaridade e distribuição de renda, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2010 e TSE/TRE-MS 31/07/2018.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: 

Reinaldo Azambuja (PSDB): 54.21%Juiz Odilon (PDT): 45.79%

Para calcular as intenções de votos válidos, são desconsiderados da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para calcular o resultado oficial da eleição. 

Nos votos totais, os resultados foram: Reinaldo Azambuja (PSDB): 48.75%Juiz Odilon (PDT): 41.16%Os indecisos, nulos e brancos são: 10.09%

Rejeição

O Instituto Ranking também mediu a taxa de rejeição (o eleitor disse em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum).

Veja os índices:

 Reinaldo Azambuja (PSDB): 31.50%Juiz Odilon (PDT): 30.25%Os indecisos, nulos e brancos são: 38.25%

A Ranking coletou os dados nos seguintes municípios: Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Amambaí, Caarapó, Naviraí, Ivinhema, Nova Andradina, Rio Brilhante, Corumbá, Miranda, Aquidauana, Anastácio, São Gabriel do Oeste, Coxim, Paranaíba, Aparecida do Tabuado e Três Lagoas.

Segundo turno para governador:

O Instituto Ranking foi a única empresa a acertar que haveria 2º turno para governador no estado do Mato Grosso do Sul.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.