Douradenses questionam recapeamento que beneficia universidade do prefeito

Rua que dá acesso às dependências da universidade cujo prefeito Murilo Zauith é presidente de honra passa por... (Reprodução)
Rua que dá acesso às dependências da universidade cujo prefeito Murilo Zauith é presidente de honra passa por... (Reprodução)

Embora Dourados esteja com as ruas tomadas por buracos, um trabalho de recapeamento promovido pela prefeitura tem gerado questionamentos. O motivo é que, enquanto as avenidas centrais e os bairros têm recebido no máximo um tapa-buracos de qualidade questionável, vias de acesso à universidade da qual o prefeito é presidente de honra passam por completa recuperação.

Leia também:

-Douradenses se desesperam com pneus rasgados e acidentes causados por buracos nas ruas

-Douradense revoltado filma tapa-buraco e destaca ‘desperdício de dinheiro público’ (assista)

-Acidentes causados por buracos nas ruas podem gerar indenização

Desde quarta-feira (28) diversas fotos têm surgido nas redes sociais mostrando o serviço de recapeamento da Rua Balbina de Matos. Embora seja via de acesso a bairros populosos da cidade, ela é também a principal ligação entre o centro da cidade e as dependências da instituição de ensino cujos proprietários são o prefeito Murilo Zauith (PSB) e sua esposa.

Reprodução
Douradense questiona recapeamento da rua

“Está aí o dinheiro do seu IPTU benefício para sua faculdade neh Sr prefeito um bom exemplo de governo e nosso bairro só crateras (sic)”, disparou Wilton Garcia Pereira junto a imagens num post no Facebook, a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Por sinal, a publicação foi feita no Grupo Reclame Aqui, o mesmo utilizado por vítimas de acidentes provocados pelos buracos que tomam conta das ruas da cidade.

Quem também utilizou as redes sociais para questionar esse recapeamento foi Jairo Ferreira Montecio. Além das fotos que mostram o trabalho de recuperação da Rua Balbina de Matos, ele desabafou sobre a qualidade do tapa-buracos feito nas outras ruas da cidade e ironizou as ações da prefeitura.

“Enquanto a cidade toda parece que foi bombardeada, enquanto os acidentes causados pelos buracos continuam acontecendo um após o outro, enquanto essa operação tapa buraco de quinta categoria que está sendo executada, em pouquíssimos lugares da cidade, algo exatamente ao contrário está acontecendo ‘no entorno’ do GARIMPO do nosso querido prefeitinho, as ruas estão bloqueadas para que o asfalto NOVO possa ser concluído e por uma Empresa de Engenharia, afinal, o único lugar em que não está chovendo é lá, as demais ruas as chuvas não param, por isso que não dá pra fazer um serviço descente, né PREFEITINHO? Começo de ano, novas matrículas, vamos causar uma boa impressão”, ironizou.

Quando questionou a qualidade do tapa-buracos feito em outras ruas de Dourados, o douradense leva em consideração o que reconheceu o próprio secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Wanderlei Carneiro, em entrevista à TV Morena no dia 20 deste mês. À ocasião, o homem de confiança do prefeito foi destacado para dar explicações à população sobre críticas ao serviço executado para recuperar as esburacadas vias da cidade, exceto a que dá acesso à universidade cujo prefeito é presidente de honra.

“O tapa-buraco em si é uma manutenção preventiva, ele é paliativo. Se você fizer o recorte desse local bonitinho, que dizem, que vem uma frisadora e faz tudo certinho, sim fica bonito, mas com o passar do tempo vai abrir de novo. Hoje como a prefeitura detém sua frota e tem a sua própria usina, e ela está fazendo isso com o custo de 70% de economia mais ou menos, porque ela própria que está produzindo a massa ela mesma tem a mão-de-obra. A durabilidade é a mesma. Não vai ter aquele recorte bonitinho, mas vai fazer a vedação com o mesmo tempo de durabilidade”, alegou Carneiro na oportunidade.

Naquela mesma ocasião o secretário-adjunto de Serviços Urbanos informou que a prioridade da prefeitura eram as vias centrais e de acesso ao centro. “A gente tem um cronograma de trabalho, essa parte do quadrilátero central que compreende a Rua Aquidauana, Eulália Pires, Cuiabá e Ponta Porã, a gente mantém a manutenção, cuida mais das vias de fluxo que é o centro-bairro as pessoas vêm para o centro para o trabalho, então a gente cuida sempre para eles terem a via de acesso ao centro sempre com a manutenção do tapa-buraco. E existe o cronograma que terminando essa parte a gente faz o serviço dentro dos bairros, mas de repente vem um torrencial de água, daí você tem que voltar para o centro, cuidar da via de acesso a qual vem do bairro para o trabalho. Aí você tem que vir cuidar dessa prioridade”.

Quanto a recapeamentos, Wanderlei Carneiro disse na ocasião que o prefeito estava em busca de recursos para atender mais localidades. “O prefeito já viabilizou o recapeamento para várias ruas da cidade. O prefeito está correndo e arrumando recurso para poder destinar muito mais recapeamento para a cidade de Dourados. Foi anunciado que existe um compromisso de novos recapeamentos inclusive nas avenidas principais de Dourados. Esse tapa buraco que está sendo feito é paliativo tanto quanto o outro porque na verdade aquele tapa buraco definitivo, bem arrumadinho, bonitinho, tem que ser feito previamente antes do recapeamento”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.