Douradense revoltado filma tapa-buraco e destaca ‘desperdício de dinheiro público’ (assista)

Vídeo feito por douradense indignado questiona qualidade do serviço de tapa-buracos da Prefeitura de Dourados (Reprodução)
Vídeo feito por douradense indignado questiona qualidade do serviço de tapa-buracos da Prefeitura de Dourados (Reprodução)

“Isso aqui é tapar buraco?”. Com essa pergunta um douradense dá início à filmagem de um trabalho de tapa-buracos realizado na tarde desta terça-feira (19) numa das ruas da cidade. Indignado, ele classifica o que vê como desperdício do dinheiro público. “Olha como é que gasta o dinheiro do IPTU que você paga”, dispara ao acompanhar o serviço da Secretaria Municipal de Obras.

Críticas ao tapa-buracos realizado pela Prefeitura de Dourados não são novidades. A 94 FM repercute desabafos de moradores há anos. Serviços mal executados que desmancham no dia seguinte e até pintura em buraco de rua são notícias constantes. Mas no vídeo encaminhado hoje ao WhatsApp 9972-9494, do canal Você na Redação, fica claro que a qualidade do serviço é, no mínimo, questionável.

Com um celular em mãos, o douradense se aproxima dos trabalhadores e filma de perto como os buracos são tapados. Ele critica o método utilizado, no qual a lama asfáltica, popularmente conhecida como piche, é lançada aos poucos e espalhada sobre o buraco sem que haja compactação – em alguns casos o próprio caminhão que transporta o material passa por cima.

Na opinião do morador que fez a filmagem, os buracos devem voltar a ficar abertos logo que cair a primeira chuva na cidade. No dia 27 de março do ano passado a 94 FM mostrou que um tapa-buracos feito pela manhã em trecho da Rua Olinda Pires de Almeida, antiga Rua Ponta Grossa, entre as ruas dos Caiuás e Izidoro Pedroso, na Vila Esperança, desmanchou no mesmo dia que foi feito, após chover (relembre aqui).

Aquela situação já não poderia ser apontada como novidade para os gestores públicos do município. Afinal, quase um ano antes, no dia 20 de abril de 2014, parte da Rua W 3, no Jardim Água Boa, praticamente desmanchou após uma chuva. Ela havia sido recuperada pela prefeitura dias antes, mas a enxurrada levou placas inteiras de asfalto (relembre aqui).

E a chuva é a principal desculpa da administração municipal. Em 17 de março de 2014 a prefeitura divulgou nota no site oficial sob o título “Chuva atrasa serviço de tapa-buraco em Dourados”.

“Enfrentando um volume de chuva com a maior média dos últimos 35 anos, Dourados tem suas ruas de bairros e centro cada vez mais castigadas por conta do atraso do serviço de tapa-buraco. Na cidade, a chuva é apenas mais um agravante, já que em grande parte das ruas o asfalto está com a vida útil vencida e começa a se deteriorar por falta de manutenção adequada ao longo dos anos”, argumentou na época a administração do prefeito Murilo Zauith.

Na mesma oportunidade, a prefeitura informou que todas as ações de recuperação da malha asfáltica “são desenvolvidas com recursos próprios, insuficientes para atender a demanda. Sem ter informado até hoje quanto gasta com o tapa-buracos, a gestão Zauith alegava que os recursos eram reduzidos e que “a prefeitura procura manter pelo menos as principais vias e a área central em boas condições de tráfego, evitando maiores transtornos e garantindo a segurança dos moradores”.

Mas esse início de 2016 mostrou que nem essa proposta de “manter pelo menos as principais vias e a área central em boas condições de tráfego” foi cumprida pela prefeitura. Na segunda-feira (18) a 94 FM publicou matéria com desabafos de douradenses que tiveram danos materiais e até ferimentos provocados pela buraqueira que toma conta da cidade. A maior parte das ocorrências foi nas vias centrais (relembre aqui).

Assista ao vídeo da operação tapa-buracos:

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.