Calças esbranquiçadas matam quem produz!

  • Mazé Torquato Chotil
Calças esbranquiçadas matam quem produz!

Tinha pensado no fenômeno de moda, no como algumas coisas que “estão” na moda são nocivas para a saúde dos outros, como certas tintas utilizadas por cabeleireiros e o jateamento de vestimentos, sobretudo de calças, para não citar que estas duas práticas.

O jateamento de areia é uma técnica utilizada para o branqueamento do jeans a fim de dar a ideia de desgastado. É nociva, mortal mesmo, para a saúde dos trabalhadores da indústria têxtil. Ela utiliza produtos tóxicos, pó de dióxido de silício, areia, que pode ser facilmente inalado e causar a silicose, uma doença pulmonar que pode matar. Somente citando um país, a Turquia, teve 46 casos de mortes por silicose e registra 1,2 mil pessoas doentes. Terrível, não?

Tem-se o conhecimento da nocividade que a técnica tem para a saúde dos trabalhadores, mas a indústria têxtil continua utilizando-a, sobretudo em países do terceiro mundo onde as regras de segurança não são respeitadas, como na China e em Bangladesh, entre outros países, que fabricam jeans de marcas populares ou de luxo para o mundo inteiro. As grandes marcas deveriam ser mais cidadãs, mas não o fazem pela ganânia de lucros, pela procura que a moda leva ao mercado. ONGs têm denunciado, feito pressões com o objetivo de impedir tal técnica.

Pensei que as denúncias eram somente feitas aqui na Europa, mas olhando um pouco sites brasileiros, vi que muitas Ongs também estão fazendo um trabalho de denúncia. Foi num desses sites que li: “É simplesmente escandaloso que uma empresa como a New Yorker continue conscientemente colocando em perigo a vida de seus operários e que marcas de luxo, como a Armani, sigam ignorando nossas exigências", assinalou Christa Luginbuhl, coordenadora da campanha Roupa Limpa.

Pressões na Europa contra este uso foram feitas em muitos países. Aqui na França, marcas redes de distribuição tiraram produtos da venda, enquanto outras ainda as mantém. Espero que não mais por muito tempo. Fora essas manifestações, todos nós enquanto cidadãos podemos dizer não! Que moda é essa que mata o outro? Que responsabilidade temos enquanto pessoa humana? Uma força enorme: Não comprar esses produtos!

Bom final de semana

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.