Encontros literários na Alter’Brasilis em Paris

  • Mazé Torquato Chotil
Encontros literários na Alter’Brasilis em Paris

Não sei se já falei que, uma vez por mês, na última sexta-feira de cada mês, apresento no Instituto Alter’Brasilis, um autor e sua obra, no que chamamos de Encontros literários. Um exercício que demanda tempo para preparação, mas que é prazeiroso. E nesta sexta, nosso convidado é Marco Guimarães. E somos honrados com a presença de Edison Luiz da Rosa Junior, o resposável do setor cultural da Embaixada brasileira de Paris.

Com a presença de um público franco-brasileiro, apresento o autor e sua obra. É um exercício informal, nada acadêmico, pelo prazer de passar momentos agradáveis com autores e livros, em língua portuguesa.

Marco Guimarães, luso-brasileiro, médico, professor e pesquisador, começou, em 1997, a escrever crônicas no campo da filosofia, da literatura ficcional e da sociologia para uma revista da área de Saúde. Pegou gosto pela escrita de cunho literário e se lançou no seu primeiro romance, De escritores, fantasmas e mortos, publicado sob o pseudônimo de Paul Lodd. O segundo, Meu pseudônimo e eu, publicado pela Octavo, tem sua assinatura e ficou entre os 20 finalistas do Premio Portugal Telecom de Literatura de 2012. O terceiro, A bicha e a fila, escrito a quatro mãos com o escritor angolano Manuel Rui, foi publicado em Angola em 2013 pela editora da UEA e no Brasil pela editora Nandyala.

A escolha e o O espelho, respectivamente quarto e quinto romances devem ser publicados ainda este ano. No Encontro literário apresento Meu pseudônimo e eu livro publicado também na Croácia pela editora Ljevak. É um livro onde ele “conversa” com o primeiro. Marco vive entre Rio de Janeiro e Paris. No Quartier Latin, onde seus personagens circulam num “Flaneur pós-moderno”, segundo a professora Maria Graciete Besse que escreveu uma crítica muito interessante sobre o autor: “O Hibridismo cultural na obra de Marco Guimarães”, no n° 43 da revista Latitudes.

Marco tem sido convidado para falar de seus livros em universidades francesas (Sorbonne, Paris IV), alemãs (Aachen e Colônia),...

Se a curiosidade bateu, temos mais informações no website do autor: http://www.marcoguimaraes.com/br/home

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.