Férias

  • Mazé Torquato Chotil
Férias

O verão continua por aqui. Chegou, neste final de semana, o tempo de férias escolares para os estudantes do ensino fundamental. Os universitários já tinham findado seus anos escolares. Grande parte dos franceses tira férias a partir do dia da festa nacional, o 14 de julho, a data do aniversário da tomada da Bastilha de 1789.

É uma época que a gente espera e recebe com muito prazer. Com o calor as praias são uma boa destinação para os franceses, porém não a única. Muitos gostam de caminhar nas paisages de montanha, outros visitam as famílias no país ou longe dele. Ano passado, 21% teriam partido ao estrangeiro ou nos departamentos e territórios franceses.

Ano passado, 81% dos frnaceses tiraram férias, dos quais, 67% viajaram. Desses, 75% no país mesmo, cifra mais importante que no ano anterior: 60%. Os problemas com terrorismo em alguns países da Africa do Norte fizeram mudar de destinação.

Os franceses gostam de descobrir, ter férias, fazer um turismo em torno da descoberta do patrimônio, não é de ficar o dia todo na praia. Estas são as grandes férias, mas tem outros momentos simpáticos de férias em maio, mês em que tem um certo número de dias feriados, além de dezembro, para as festas de final do ano.

Para os parisienses que não podem partir, a prefeitura organiza o “Paris Plage”, areia, cadeiras, livros, brincadeiras, na beir a do Rio Sena e do Canal. Este último recebe uma novidade este ano: duas piscinas, com águas do canal mesmo. Aparentemente ela é limpa!

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.