Jogos olímpicos, um evento mundial

  • Mazé Torquato Chotil
Jogos olímpicos, um evento mundial

Pronto, o final de semana do começo dos jogos Olímpicos chegou! Por aqui ainda são férias escolares, de forma que os franceses vão poder ver as competições, mesmo se algumas serão realizadas tarde da noite com as 5 horas de diferença de horário entre Paris e Rio de Janeiro, atualmente. A imprensa, nas suas edições escritas e na web, está pronta para cobrir o evento. Ela anunciou a presença do presidente francês nas aberturas dos jogos, nesta sexta, falou da cerimônia de abertura dos jogos com bossa nova e samba – que aqui é feminino, se diz a samba.

O “Le Monde” desta sexta tinha como manchete “Jogos olímpicos num país em crise” na edição papel e no web, “Jogos olímpicos num país deprimido”. A segurança é também uma questão que preocupa, após os problemas de acabamento da cidade olímpica. O jornal “Le Figaro” levantou a questão do problema da qualidade da água dos lugares onde haverá competição, como a Lagoa Rodrigues de Freitas.

Rio, espelho da inegalidade é título deste gráfico proposto pelo “Le Monde”. Ele mostra os três lugares da cidade onde se realizarão as competições: Maracanã, Copacabana, Teodoro e Barra da Tijuca. Em marron claro e esculo, as favelas. Os pontos claros são as que receberam ajuda da UPP – Unidade de polícia pacificadora e os escuros, onde essas unidades não existem.

A França é o sexto país em número de atletas presentes. Conta com 396, atrás dos Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Austrália e China. Ele espera medalhas na esgrima, ciclismo e atletismo.

E nós esperamos que a festa seja para todos, sem terror.

Bons jogos e bom final de semana!

Alguns dos atelas que estão no Rio para as competições. Fonte: Google.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.