Líderes

  • Mazé Torquato Chotil
Líderes

O Brasil é muito importante para a França, razão pela qual, temos sempre artigos sobre o país na imprensa francesa escritos por correspondentes que vivem em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. Nesta semana, suas manchetes não deixaram de falar das acusações, a serem apuradas, de corrupção e lavagem de dinheiro do ex-presidente Lula.

Os artigos lembram que o ex-presidente teve infância pobre, foi operário, líder sindical e presidente da República por dois mandatos, terminando-os com grande popularidade devida a programas sociais que permitiram a 30 milhões de brasileiros sair da miséria. Porém, sua imagem foi manchada pelas suspeitas de corrupção no escândaldo Petrobras, mencionam.

Trabalhando a biografia do sindicalista José Ibrahim, seu predecessor na história do sindicalismo brasileiro, que afrontou os militares com a greve operária de 1968, em Osasco, periferia de São Paulo, fico sempre atenta às informações. Morei uns 10 anos em Osasco e trabalhando como jornalista na imprensa local, em 1979, vi Ibrahim e outros líderes voltarem do exílio para se integrar na luta dos operários de São Bernardo, mas também os de São Paulo, desejando acabar com os traços da ditadura que permitiam o arrocho salarial, com estatísticas maquiadas de forma a não dar os aumentos justos aos operários.

Muitos dos que vimos batalhar pelas liberdades antes do fim da ditadura são agora manchados por histórias de corrupção. A justiça ainda deve apurar se houve ou não corrupção. O jogo pelo poder é implacável. O poder é algo que corrompe, razão pela qual penso que os cargos políticos não devem ser exercidos pela mesma pessoa por mais de dois mandatos de quatro anos.

O essencial é a procura de como viver juntos, de forma que todos possam ter sua parte na produção e no usufruto das riquezas. É nos “Les Echos” desta sexta que vi esta foto do prédio prestigioso do bairro do Morumbi em São Paulo, vizinho da favela Paraisópolis, que utilizava num curso sobre o Brasil por aqui para explicar as desigualdades sociais no Brasil. A foto foi utilizada para falar de um livro sobre desigualdades no mundo. O artigo sobre o livro diz que as desigualdades existem, mas de forma geral, nestes últimos tempos tivemos milhões de pessoas humanas que sairam da pobreza. E se todas pudessem sair, não viviriamos melhor?

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.