Livros no Salão

Livros no Salão

Março é mês de salão do livro em Paris. E é neste final de semana – de sexta à segunda –, tendo como país convidado a Rússia. O que não impede o Brasil de estar presente, como nos anos anteriores, com o espaço disponível pela Embaixada com livros sob a responsabilidade da Livraria portuguesa e brasileira dirigida por Michel Chandeigne.

Na mesma época, a Sorbonne, através do professor Leonardo Tonus, organiza o Printemps littéraire, Primavera literária, de forma que em Paris e em outras cidades francesas, a gente vê autores brasileiros em número pelo país.

Giomar de Grammont, Ana Maria Machado, Clarisse Lispector, Marcia Bechara, Conceição Evaristo, Adriana Calcanhotto e Leonardo Tonus, todos com livros traduzidos para o francês, são alguns dos autores com hora marcada para apresentações, discussões neste final de semana.

As ilustradoras Ciça Fittipaldi e Lucia Hiratsuka também marcam presenças, assim como a literatura de cordel. Um espaço especial foi dedicado à Editora Petra, que tem uma coleção de obras traduzidas do português, do Brasil, dirigida pelo tradutor Dominique Stoenesco que participará de mesa redonda sobre a situação da tradução brasileira na França.

Diria que dentro deste contexto de semana de livros no Salão, apresento na sexta, 23 de março, o meu Encontro literário Alter’Brasilis do mês o jornalista e autor Fabiano Ormaneze para uma conversa sobre jornalismo e literatura no Brasil:


E para finalizar, feliz em anunciar, em primeira mão o lançamento em breve do meu livro biografia do sindicalista José Ibrahim, para ser lançado no começo de maio, nas manifestações dos 50 anos da greve que fez face à ditadura, em 1968.

Bom final de semana!


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.