Mulheres e homens de negócios brasileiros na França

  • Mazé Torquato Chotil
Mulheres e homens de negócios brasileiros na França

França e Brasil têm uma velha história de relações. Em todas as áreas. Aqui, queria falar de homens e mulheres de negócios brasileiros conhecidos na França. Pensei em dois grandes Carlos: Carlos Ghosn e Carlos Tavares. O segundo para mim era brasileiro. Me enganei, é português. Os dois trabalham para a indústria automobilística francesa. Carlos Ghosn de origem libanesa nascido em Guajará-mirim, Rondônia, fronteira com a Bolívia, fez bilhantes estudos na França antes de ingressar na indústria de pneus Michelin e dirigir hoje a Renault e a Nissan. Carlos Tavares, o português, que trabalhou com Ghosn de 2011 à 2013, dirige hoje a empresa PSA Peugeot Citroën. Também fez estudos em Paris.

Também existem mulheres de negócios entre os mais de 60 mil brasileiros fazendo parte da comunidade brasileira residindo na França. Anne Fontaine é conhecida como a especialista das camisas Brancas. Tem boutique na rua Saint Honoré, 370, não muito longe do Palácio dos Elíseos, Palais des Elysées e uma rede de mais de 70 lojas em 10 países no mundo.

Não dá pra falar de todo mundo, mesmo porque não conheço toda a população de homens de negócios brasileiros na França. Entretanto, lendo jornais franceses a gente vê quem está por aqui e quem é citado. Mesmo morando no Brasil, como é o caso de Abílio Diniz é sempre citado na imprensa francesa. Nestes últimos tempos, porque aumentou sua participação na empresa francesa Carrefour Brésil de 10% para 12%.

No setor de agroalimentos se fala por aqui do brasileiro Jorge Paulo Lemann do fundo de investimento 3G Capital Investimentos que é associado ao americano Warren Buffet cujo apetite de compras vai para empresas do mundo inteiro.

Outra brasileira morando por aqui é Cristina Cordula que não conhecia. Nascida no Rio de Janeiro, jornalista antes de ser manequin international e trabalhar para os grandes costureiros como Yves Saint Laurent, Chanel, Dior, se torna conselheira de moda e de beleza e cria uma agência de relooking na França. Como não vejo televisão, não sabia que ela anima emissão na TV M6, desde 2010 e é autora de livros sobre temas relacionados ao relooking.

Acho o trabalho da Márcia de Carvalho mais interessante. Ela criou a associação « Chaussettes orphelines », meias orfãs, cujo objetivo é dar vida, reciclar meias usadas e que perderam seus pares ; transformá-las em vestidos, chapeus… num bairro popular do norte de Paris. Trabalho de arte, mas também de ajuda a uma população a se inserir, em cooperação com o Brasil.

A diversidade é grande de negócio. Há alguns anos empresários e autoridades criaram a Câmara de negócios do Brasil na França. Entretanto, muitos pequenos homens e mulheres de negócios ainda não estão nela regrupados como guias turísticos, proprietários de restaurantes.... portanto contribuindo com a economia do país.

Bom final de semana!