O Relógio da torre do palácio

O Relógio da torre do palácio

Sempre que passo pelo centro da cidade, na Ile de la Cité, Ilha da Cidade, não posso deixar de admirar o belo relógio do Século 14, restaurado várias vezes, situado na Torre do relógio da Conciergerie, prédio que foi palácio real desde sua construção entre 1350 e 1353 e até os reis decidirem se instalar no palácio do Louvre.

É o relógio público, o mais antigo da cidade, uma verdadeira maravilha, construído em 1370 por Henri de Vic, um relojoeiro da região Leste do país. Suas grandes imagens representam a lei e a justiça.

O prédio onde ele está instalado, arquitetura é gótica, se chama Conciergerie e foi utilizado depois que os reis franceses decidiram, no Século 14, irem para os castelos do Louvre e de Vincennes, como palácio de justiça e prisão. Hoje, monumento histórico, é muito visitado, sobretudo as salle des gardes salas dos guardas, a sala das armas e a cozinha. A Sante Chapelle, Santa Capela com 1113 vitrais, uma bela obra gótica de uma beleza extraordinária, faz parte do conjunto, era a capela dos reis.


Se as salas e a capela precisam fazer fila e pagar a entrada, o relógio é uma maravilha que se pode ver fora, sem fila ou pagamento.

Mesmo à distância, as visitas são possíveis em francês, inglês e espanhol, aqui: http://www.paris-conciergerie.fr/

Bom final de semana!


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.