Os que levantam cedo

  • Mazé Torquato Chotil
Os que levantam cedo

Conheço dois tipos de “levanta cedo”. Os primeiros o fazem sem precisão, acordam pela madrugada porque a idade diminui a necessidade de dormir e eles preferem se levantar ao invés de ficar na cama. Os outros o fazem pela necessidade. Principalmente a do trabalho. Estes, muitas vezes, quando os cruzos, parecem sonâmbulos... avançam um pé na frente do outro, como autômatas, sem consciência do que fazem. O corpo, acostumado, faz o trabalho sozinho, em direção do transporte, dos locais de trabalho. Devem “acordar” depois do segundo café, na chegada.

Cabeças em geral encapuzadas, a maioria das vezes baixas.

Eu tenho sorte, preciso de menos sono e termino aqui, escrevendo estas linhas, antes do trabalho cotidiano que começa às 9h. Sortuda ainda mais, pois vivendo numa cidade grande não preciso tomar condução, tenho 15 a 20 minutos de caminhada.

Os que levantam cedo para o trabalho têm as tarefas mais difíceis, os trabalhos mais ingratos, os salários menores. Eles trabalham fazendo limpeza em escritórios antes da chegada do pessoal ou recolhendo o lixo das ruas, ou varrendo-as. Tem também os que transportam eles, que devem começar de madrugada. Outros, os padeiros fazem o pão quente que gostamos de comer antes de partir ganhar o nosso dia. Estes têm horários difíceis, porém devem ter melhores salário que os limpadores de rua, acredito.

Trabalho ingrato este de limpeza. Desde que ela é feita, o pó continua caindo, precisando de nova faxina. Por outro lado, se cada um tivesse a consciência de jogar seus detritos nos lugares apropriados, a cidade ficaria mais limpa e não teria necessidade de tantos varredores que poderiam ocupar serviços mais valorizados. Antes disso, nada impede a cada cidadão de valorizar o seu trabalho.

Enquanto isso, continuo cruzando, pela madrugada, estes batalhões de seres humanos cansados, abatidos, alguns tendo que deixar filhos pequenos, talvez sozinhos, com a responsabilidade de se arrumarem antes de irem para a escola.

Bom final de semana

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.