Paris sem carros

  • Mazé Torquato Chotil
Paris sem carros

Domingo passado, 29 de setembro, Paris realizou seu primeiro dia sem carro. Um domingo para começar. Faz tempo que ela introduz medidas a fim de evitar os carros na cidade. Diminuiu a largura de algumas ruas (plantando árvores nos seus lugares), transformou outras em lugar somente de pedestres, criou canteiros de bicicletas e carros por assinatura... A intenção é ter uma cidade mais verde, mais respirável, portanto menos poluída.

E se o jornalista do “Libération” chamou a medida de tímida, pois não englobou toda a cidade e nem todo o dia, já que impediu o tráfego nos bairros centrais e nos outros tolerou a passagem com uma velocidade de 20km/hora. E o horário: das 11h às 18h. Claro, taxi, polícia e outros veículos prioritários tinham passagem sem problemas. Até os moradores podiam sair e voltar de suas residências onde a proibição existia.

O mais importante é a sensibilização ao fato que ter uma cidade sem carros é fenomenal. Paris tem uma rede de metrô muito boa. Dentro da cidade não se precisa pegar carro, razão pela qual tenho carteira de motorista mas não a uso há mais de 25 anos. Tem sempre excessões às regras, razão pela qual, quando não se tem carro, a empresa vendedora pode entregar objetos volumosos.

O Metrô fez campanha para atrair gente, mas também é possível se locomover com bicicletas, a pé, em skate, patins... Menos poluição e o prazer de sentir a cidade para você. Pedestre na calçada e a rua para circular em bicicleta.

Se foi uma experiência tímida, espero que outras sigam, mais firmes, com uma população cada vez mais sensibilizada à poluição e a qualidade de vida, compreendedo poluição, mas também barulho, engarrafamento, o que diminui também o estresse.

Eu usei a biciceta. Visitei as imediações do Louvre com bicicleta da rede « Velib’ » a qual tenho uma assinatura. Elas são como uma dessas utilizadas pelo grupo da foto que estava visitando os monumentos históricos dessa forma. Mais saúde para si com a prática de esporte. Unir o últil ao agradável!

Pessoas com mobilidade reduzida podem alugar esse tipo de transporte abaixo, que funciona com pedaladas! Eles se encontram agora na frente de todos os monumentos turísticos da cidade.

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.