Primavera com livros e cores

  • Mazé Torquato Chotil
Primavera com livros e cores

A primavera começa a dar seus ares de graça aqui em Paris. As 7 da manhã ja é dia e às mesmas 7, mas da noite, ainda é dia! Depois do natal, ganhamos cerca de dois minutos de claridade em cada 24 horas. Adoro este período em que a gente sente que, finalmente, o inverno está ficando para trás e que logo vamos ter festivais de cores nos jardins, nas janelas de muitos... é uma explosão de vida após ter tido que ficar “de molho” durante um tempo. E no verão, temos dias até 22h30! Maravilha!

A estes pequenos prazeres nesta semana – para não falar da situação política e econômica do Brasil que inquieta franceses e sobretudo brasileiros – tivemos a abertura do Salão do livro francês que agora se chama “Livre Paris” e a Primavera literária brasileira organizada pelo professor da Sorbonne, Leonardo Tonus. No estande Brasil do Salão do livro, que não tem o tamanho do espaço do ano passado quando o país foi convidado de honra, mas atividades organizadas pelo setor cultural da Embaixada sob a responsabilidade de Edison Luiz da Rosa Jr., fui convidada para participar, na quinta, de uma sessão de autógrafos do “L’Exil ouvrier”.

Salão do livro, para quem escreve, é uma festa. Cruzei a atriz Gabriella Scheer, grande especialista de Clarisse Lispector que intepretou poesias também do nosso Manoel de Barros. Nosso poeta tem um especialista de suas obras: o professor da Unila, Marcelo Marinho, Douradense, atualmente em Paris para um pós-doutorado justamente sobre sua obra, também me deu a honra de sua presença. Leonardo Tonus, Maurício Maurício Torres Assumpção, Mariza Bauer, Guiomar Grammont, Jéferson Assunção, Maurício Vieira... cruzei toda essa gente querida.

Arquivo Pessoal
A escritora Mariza Baur, a também escritora Mazé Torquato Chotil e o professor Marcelo Marinho

A festa continua neste final de semana com a programação da Primavera literária no estande do Brasil e, semana que vem, em outros lugares como a Embaixada Brasileira, a casa de cultura do Japão, a Maison de l’Amérique Latine, a fundação Calouste Gulbenkian... e a abertura oficial na segunda, na Sorbonne.

E na sexta, dia 25, apresento o Encontro literário que realizamos, uma vez por mês, na última sexta-feira, na Associação Alter’Brasilis. Desta vez a convidada é Paula Anacaona, editora de obras brasileiras e tradutora. O tema será justamente questões ligadas à tradução.

Bom final de semana com livros!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.