Sebastião Salgado na Academia de belas artes francesa

  • Mazé Torquato Chotil
Sebastião Salgado na Academia de belas artes francesa

Nesta quarta, o nosso Sebastião Salgado entrou para a Academia de Belas Artes francesa, na sessão de fotografia. Honra para este brasileiro conhecido no mundo inteiro através de suas imagens. Orgulho, tive o prazer de entrevistá-lo há cerca de 30 anos, quando ainda trabalhava para a agência Magnum. Depois, continuou a correr o mundo para fotografar e mostrar seu trabalho. Ficou cada vez mais conhecido em todos os cantos do planeta.

A Academia de belas artes, na beira do Sena (23, quai de Conti) é um lugar emblemático da cultura francesa, como as outras quatro que formam o Institut de France. As outras são a Academia francesa, Academia de ciências, Academia de inscrições e belas letras e Academia de ciências morais e políticas. É um lugar que muitos sonham entrar, porém as vagas são poucas!

Foto: Académie des beaux-arts
Foto: Académie des beaux-arts

Grande emoção diz o fotógrafo que mora na França há muitos anos, no seu discurso de posse declarou: "Sou nascido no Brasil, tenho orgulho de minhas origens. Eu as reivindico. Porém, sou brasileiro e francês. Tenho duas nacionalidades. Minha esposa Lélia e eu temos dois países. Dois amores. A França que nos acolheu está nos nossos corações".

Sebastião salgado viajou mais de 100 países, fez uma quantidade incrível de fotos publicadas em veículos de comunicação em vários pontos do mundo. Inúmeras foram as publicações, exposições... Entre as publicações temAutres Amériques(1986),Sahel, l'homme en détresse(1986),La main de l'homme(1993), Terra(1997), ExodesetLes enfants de l'exode(2000),Africa(2007),Genesis(2013),Terres de café(2015) eKoweït, un désert en feu(2016).

Muitas obras sobre a sua vida e carreira como fotógrafo, já forma realizadas comoDe ma terre à la Terrede Isabelle Francq (2013), o documentárioLe Sel de la terre (2014), co-realizado pelo seu filho Juliano Ribeiro Salgado et Wim Wenders.

Embaixador de boa vontade da UNICEF desde 2001, Salgado já foi homenageado com numerosos prêmios, eleito membro de honra da Academy of Arts and Sciences nos Estados-Unidos (1992), Comandante da Ordem das artes e das letras (2014) e Cavalerio da Ordem da Legião de honra (2016).

Outra coisa importante: Sebastião e Lélia trabalham desde 1990 na recuperação de parte da Floresta Atlântica em Minas Gerais. Transformaram em reserva natural, em 1998, parte da terra que tinham e criaram o Instituto Terra com o objetivo de reflorestação e de formação em meio ambiente.

Assumiu nesta quarta, dia 6, depois de uma eleição realizada em 13 abril de 2016. Viva o nosso compatriota!

Bom final de semana!

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.