Agricultor morre atingido por raio durante tempestade no interior

Conforme informações fornecidas pela Brigada Militar, o homem conversava com a sobrinha em frente de casa, em uma área rural, quando foi atingido p

  • MidiaMax

Um agricultor de 70 morreu após ser atingido por um raio na localidade de Linha Arnoldo, em Santo Cristo (516 km de Porto Alegre), no noroeste gaúcho, nesta quarta-feira (23).

Conforme informações fornecidas pela Brigada Militar, o homem conversava com a sobrinha em frente de casa, em uma área rural, quando foi atingido pela descarga elétrica.

Ele morreu no local. O raio também destruiu parte do quarto da casa de madeira, a porta de um guarda-roupas e a fiação elétrica do local.

Em 2011, o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica) vinculado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) elaborou um ranking, que colocou Santo Cristo como o primeiro em descargas elétricas no Estado --a média é de 11,4 descargas atmosféricas por quilômetro quadrado ao ano.

A justificativa seria o fato de que nessa época do ano grandes massas úmidas vindas da Amazônia entram em território gaúcho pelo oeste/noroeste, indo em direção ao mar. Como Santo Cristo é uma cidade pequena e está localizada no corredor das tempestades, sua média de descargas elétricas torna-se alta.

Também no Rio Grande do Sul, uma chuva que atinge a Grande de Porto Alegre desde a madrugada desta quarta-feira (23) causa transtorno e prejudica a locomoção entre a capital e as demais cidades da região.