Aviões quase colidem no Aeroporto de Brasília e FAB suspende decolagens simultâneas

Dois aviões comerciais quase se chocaram durante uma decolagem simultânea, no Aeroporto de Brasília, por volta das 10h de quarta (2). De acordo com a Força Aérea Brasilieira, o controlador de voo percebeu o erro e emitiu as instruções necessárias para evitar uma colisão.
"Como medida preventiva, as decolagens simultâneas estão suspensas enquanto a investigação do incidente estiver em andamento", disse a FAB em nota. Esta é a segunda vez, em nove dias, que um acidente do tipo é evitado no Aeroporto de Brasília.
A aeronave da empresa Avianca, de voo ONE 6291, decolou da pista direita para fazer a curva também à direita, rumo a Goiânia. Já o avião da empresa Gol, voo GLO 1402, com destino a João Pessoa (PB), decolou da pista esquerda e, em cumprimento à Carta de Saída, deveria manter linha reta. No entanto, o piloto seguiu para a direita, onde se locomovia a aeronave da Avianca.
De novo
No dia 23 do mês passado, uma aeronave da Força Aérea Brasileira e outro operado por um piloto do Departamento de Polícia Federal quase se chocaram também durante uma decolagem simultânea.
O avião de matrícula PR-BSI faria uma curva para a direita logo após decolar rumo a Guarulhos, em São Paulo, onde o marqueteiro do PT, João Santana embarcaria.
No momento da decolagem, no entanto, o piloto desobedeceu o acordo e invadiu a área do avião militar. O controlador de voo percebeu a falha e orientou o piloto da FAB a alterar a rota.