Correios acabam com e-Sedex; fretes em lojas online podem ficar mais caros

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Correios acabam com e-Sedex; fretes em lojas online podem ficar mais caros

Os Correios vão acabar com um dos principais serviços de encomenda usado por lojas virtuais, o e-Sedex. A medida entra em vigor em 1º de janeiro de 2017 e deve prejudicar a receita das lojas online. Com isso, o custo de entrega das mercadorias pode subir e impactar no valor dos fretes para o consumidor.

Isso porque o e-Sedex, exclusivo para e-commerce, tem praticamente o mesmo preço de encomendas convencionais, mas com os mesmos prazos do Sedex normal. A diferença é a área de cobertura que, no caso do e-Sedex, é restrita a algumas cidades, além de ter limite de 15 quilos por objeto postado.

Em entrevista concedida ao O Globo, o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, confirmou a decisão, que ainda deve ser oficialmente anunciada. "O e-Sedex tem preço de PAC (serviço convencional) e qualidade de Sedex. Isso é ter a liberdade de ser solteiro com conforto de casado", disse.

Veja o comunicado dos Correios!

Conforme publicado pelo Mandaê, a estatal informou que não haverá renegociação ou formalização de contratos com o serviço e-Sedex e todos os processos que atualmente estão em análise serão devolvidos. Os contratos comerciais que contêm e-Sedex devem ser ajustados com a exclusão do serviço até o dia 31 de dezembro de 2016.

Além disso, até 1º de janeiro de 2017 não serão mais aceitas postagens de encomendas por meio desse serviço, mesmo as que tiverem incluídas anteriormente em Pré-Lista de Postagem (PLP). Segundo os Correios, todos os clientes que tenham no contrato o serviço e-Sedex serão comunicados via carta até 30 de novembro.

Lojistas reclamam

Quem não está nada feliz com essa decisão dos Correios são os franqueados. Segundo a Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost), o e-Sedex responde por 30% do faturamento das lojas. Em entrevista para O Globo, o presidente da entidade, Chamoun Hanna Joukeh, disse que já recebeu centenas de ligações de associados querendo saber o motivo da decisão dos Correios. "Não sei responder. A gente está muito preocupado hoje com a possibilidade de o cliente ir para a concorrência", relatou ele, que acredita que o reajusto do serviço seria uma melhor solução do que o cancelamento.

No entanto, os Correios lembram que existem outros serviços para suprir as necessidades das lojas virtuais, como PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10, Sedex Hoje e Logística Reserva.

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