Ministro do STF anula condenações do ex-presidente Lula impostas por Moro

Decisão que declara incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar casos torna Lula elegível novamente

  • Redação
Decisão do STF torna ex-presidente Lula elegível novamente (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)
Decisão do STF torna ex-presidente Lula elegível novamente (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou todas as condenações sofridas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Justiça do Paraná, inclusive as sentenciadas pelo ex-juiz Sergio Moro.

As anulações decorrem de entendimento sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o processo e julgamento das três ações da Operação Lava Jato, relativas aos casos do triplex do Guarujá, sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

Com isso, Lula deixa de estar implicado na Lei da Ficha Limpa e pode ser candidato novamente.

No entanto, a decisão do ministro Edson Fachin estabeleceu a competência da Justiça Federal do Distrito Federal para analisar os casos que envolvem o ex-presidente. Ela decidirá se os autos paranaenses poderão ser aproveitados ou não.

Segundo o STF, Fachin considerou que “as ações não poderiam ter corrido em Curitiba, porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras”, lembrando “que diversos processos deixaram a Vara do Paraná ou mesmo seu gabinete pelo mesmo motivo, desde o início da Operação Lava Jato”.

Além disso, conforme a Corte, o  ministro ponderou  que acusações contra Lula envolviam muito mais empresas do que a Petrobras. “A conduta atribuída ao ora paciente, qual seja, viabilizar nomeação e manutenção de agentes que aderiram aos propósitos ilícitos do grupo criminoso em cargos estratégicos na estrutura do Governo Federal, não era restrita à Petrobras S/A, mas a extensa gama de órgãos públicos em que era possível o alcance dos objetivos políticos e financeiros espúrios.”

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • VANDERLEI

    VANDERLEI

    Ou presidente né Toninho! mais incompetente, mafioso, arrogante e protetor de sua família de bandidos que o BOZOCARO não existe. Ele é a própria encarnação do espírito do mal! E os BOZOMINIOS o idolatram....

  • toninho

    toninho

    O ministro do supremo mostra aos Brasileiro que a justica no brasil é regionalizada que Lula pode vir ser um ministro do supremo pois la nao precisa de competencia