Roteiro de Lula na campanha pela reeleição de Dilma não inclui MS

  • Campo Grande News

O roteiro de visitas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal liderança nacional do PT, a partir de maio, em apoio à reeleição da presidenta Dilma Roussef não inclui Mato Grosso do Sul, onde o senador petista Delcídio do Amaral (PT) deverá disputar o governo do Estado contra o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB). É o que revela reportagem da Folha, publicada hoje e assinada por Patrícia Britto e Diógenes Campanha.

A cúpula nacional do PT considera que causaria constrangimento a aliados a ida de Lula a estados em que PT e PMDB tem candidatos a governador diferentes. O mesmo valendo quando a estados onde o PT esteja buscando aliança com partidos que fazem oposição à presidenta Dilma Roussef, o PSDB, DEM ou PPS.

Mato Grosso do Sul se encaixa nas duas situação. Aqui PT e PMDB terão candidatos diferentes à sucessão do governador André Puccinelli e também os petistas buscam aliança com partidos que se opõem a Dilma, como o PSDB, que poderá indicar o deputado federal Reinaldo Azambuja como candidato a senador na chapa majoritária liderada pelo PT.

As prioridades de Lula são estados com maior peso eleitoral, governados por petistas e com alianças entre partidos da base de apoio.

No primeiro caso, São Paulo e Minas Gerais já têm sido priorizados desde fevereiro, com participação de Lula em atos com aparência de campanha eleitoral. Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Acre, por serem governados pelo PT.

São tidas como certas também visitas de Lula ao Paraná, onde a senadora Gleise Hoffmann (PT) tentará desbancar o governador Beto Richa (PSDB), em Goiás, no qual o PT vai lançar candidato para enfrentar o governador Marconi Perillo (PSDB) e em Pernambuco, estado natal do ex-presidente.