Veja dicas para o segundo dia de provas do Enem

  • Redação 94 FM com informações da Agência Brasil
Foto: Thomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Thomaz Silva/ Agência Brasil

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 farão as provas de matemática e ciências da natureza, neste domingo. Para se sair bem, professores recomendam que o participante tenha uma estratégia de prova.

O ideal é definir previamente como irá administrar o tempo e como irá resolver as questões. A dica dos professores, é começar pelas questões mais fáceis. E em uma segunda leitura, dedicar mais tempo às questões mais difíceis.

Segundo o assessor  da área de física do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari,  garantir as questões fáceis é uma estratégia para atender aos critérios de correção das provas, pela Teoria de Resposta ao Item. Pela TRI, a nota não é calculada levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova. A TRI estima a dificuldade das questões e avalia o conhecimento dos participantes.

Caso um estudante erre todas as questões fáceis e acerte uma difícil, a pontuação dele nessa questão será menor do que a de um estudante que acertou as questões mais fáceis e também a difícil. No primeiro caso, o sistema poderá entender que o participante chutou a resposta. 

Outra dica é prestar atenção na pergunta e focar na interpretação de texto para entender bem o que a questão está pedindo. Lembrando que, quem não foi bem no primeiro dia de aplicação, ainda pode recuperar a nota.

Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem da empresa Brasil de Comunicação (EBC), um banco que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2020.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.