Violência psicológica atinge uma mulher a cada 3 segundos

  • Redação 94 FM com informações do UOL
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Violência psicológica, citada pela Maria da Penha, é o tipo de violência que faz mais vítimas no país, superando os casos de agressões físicas. No último ano, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram 13 milhões, cerca de uma vítima a cada três segundos. É considerada crime desde julho, com pena de prisão de seis meses a dois anos. A lei cita como práticas criminosas ameaça, constrangimento, humilhação e ridicularização, entre outros.

O objetivo do agressor, explica a promotora Fabiana Dal'Mas, é manter a mulher sob seu controle. "Ele também isola a mulher de família e amigos, decide quem ela pode encontrar, que roupa vai usar. E a manipula também com xingamentos, principalmente chamando de gorda, de maneira pejorativa, feia e imprestável.

Ainda que seja comum haver casos de violência doméstica sem agressão física, apenas psicológica, a promotora explica que, em situações em que é cometido um ataque corporal contra a mulher, o mais provável é que a tensão tenha se iniciado com manipulação emocional, ofensas e humilhações.

Mulheres que passaram ou estejam passando por situação de violência doméstica, seja física, psicológica ou sexual, podem ligar para o número 180, a Central de Atendimento à Mulher.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.