99 venezuelanos da Operação Acolhida já estão em Dourados

Foto: Diário MS
Foto: Diário MS

Já está em Dourados o primeiro grupo de venezuelanos que a cidade começa a acolher no período de fevereiro até o final de março. Por volta do meio-dia deste domingo, 99 pessoas desembarcaram em frente à catedral Imaculada Conceição, no centro da cidade.

Elas saíram de Boa Vista, capital de Roraima, no início da noite de sábado e pernoitaram em alojamento do Exército brasileiro, em Campo Grande.

Às 7h30 deste domingo, o grupo deixou a capital de Mato Grosso do Sul em três ônibus do Exército, tendo sido recebido em Dourados inclusive por alguns venezuelanos que vivem há anos no município.

Eles foram recebidos com almoço servido no salão ao lado da catedral. Pouco depois das 13 horas, seguiram para alojamento preparado no distrito de Indápolis, onde ficarão até começarem a trabalhar e, então, locarem imóveis por grupos ou famílias.

Das 100 pessoas previstas, uma não conseguiu embarcar por falta de documentação referente à vacinação. A previsão era que o grupo fosse formado exclusivamente por homens, mas também vieram algumas mulheres. Não há crianças.

Este é o maior grupo de interiorização já montado pela Operação Acolhida na modalidade de vagas de emprego sinalizadas. Nesta modalidade, a integração das pessoas interiorizadas é acelerada, pois os venezuelanos viajam tendo vagas de emprego garantidas.

Também foi a primeira vez que o deslocamento aconteceu com um voo fretado, que foi garantido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). A agência prevê outros voos como este, potencializando a capacidade de interiorização a fim de reduzir o impacto nas comunidades de acolhida em Roraima.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.