Agetran credencia 91 guardas municipais para fiscalização do trânsito em Dourados

Conforme o Portal da Transparência do município, somente neste ano já foram arrecadados R$ 2.239.293,56 por meio de multas, dentre as quais de trânsito

Agetran tem apenas 15 agentes de fiscalização de trânsito para Dourados (Foto: A. Frota)
Agetran tem apenas 15 agentes de fiscalização de trânsito para Dourados (Foto: A. Frota)

Com apenas 15 fiscais para atuar em um município de 220 mil habitantes e frota superior a 130 mil veículos, a Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) credenciou 91 guardas municipais para reforçarem a fiscalização nas ruas de Dourados. Conforme o Portal da Transparência do município, somente neste ano já foram arrecadados R$ 2.239.293,56 por meio de “Multas Previstas em Legislação Específica”, até o ano passado descritas como “Multas Previstas na Legislação de Trânsito”. 

Publicada na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial do Município, a Portaria Agetran nº 014/2018/AGETRAN, assinada no dia 25 pelo diretor-presidente da agência, Carlos Fábio Serlhorst dos Santos, menciona nominalmente 91 agentes da Guarda Municipal credenciados a fim de executar fiscalização de Trânsito, notificar, autuar e aplicar a medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, de competência desta agência, tendo em vista a conclusão do Curso de formação e atualização para agentes de trânsito”.

Conforme a publicação, esse credenciamento tem vigência pelo período de 9 de outubro deste ano até 9 de julho de 2021.

No início deste mês, o diretor-presidente da Agetran já havia anulado um convênio para Guarda Municipal de Dourados auxiliar na fiscalização de trânsito na cidade. Contudo, dias depois ele formalizou novo vínculo dessa natureza.

O objeto é “a delegação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito – AGETRAN para que os guardas municipais, devidamente credenciados na forma da Lei, possam atuar na fiscalização de trânsito e aplicação de medidas administrativas de competência municipal e a regulamentação do repasse da arrecadação das multas efetuadas pela Guarda Municipal, nas vias públicas do Município de Dourados-MS”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • anna

    anna

    E as sinalizações muito escaço!! Falta placas, faixas!! E a imprudência e a falta de respeito dos condutores!! Gente quando a rua não é mão unica se tem a placa pare de um lado automaticamente do outro lado da esquina que não tem placa, é PARE também!! Estava passando em uma rua que é pare dos dois lados, uma lado com placa e o outro lado sem placa!! Onde tem a placa um ônibus parou do outro lado não havia placa o individuo atravessou a minha frente que eu me estremeci toda!!! Minha sorte é que eu conheço e estava de vagar e freei a tempo!! Será que ele nem se tocou porque o ônibus estava parado ????

  • Instrutor

    Instrutor

    É, afinal de contas temos que dar serviços aos novos guardas municipais né, já que os "agentes de trânsito " não estão dando conta do recado, bora por esse povo todo pra trabalhar.

  • junior

    junior

    sabe como é nome disso indústria da multa por para arrecadar tem bastante e arrecadação não é pouca mas na hora de tapar buraco limpeza de escola limpeza das vias um bom escoamento para águas pluviais ai serviços tem q economizar administração deveria ter vergonha de transitar em vias assim pra onde está indo tanto dinheiro pro ralo.